Lideranças do CFC e do CRCMA proferem palestra sobre desafios e oportunidades da profissão contábil na II Convecon-MA

Comunicação CFC

Na tarde desta quinta-feira (31), primeiro dia da II Convenção de Contabilidade do Maranhão (Convecon-MA), o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou de uma palestra conjunta com o vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do CFC, Joaquim Bezerra, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA), Ana Lígia Coelho Martins.

Com uma abordagem dinâmica e atual, os dirigentes falaram sobre a atuação e os aspectos legais da profissão contábil, explorando temas como liderança, gestão, marketing, desenvolvimento profissional e o uso da inteligência artificial no dia a dia da contabilidade. A apresentação destacou o papel estratégico do profissional contábil diante das transformações do mercado e das novas demandas da sociedade.

O presidente Aécio aprofundou parte de sua fala na inteligência artificial. Ele acredita que as novas tecnologias generativas não devem substituir os profissionais contábeis, porém é necessário adaptar-se às tendências disponíveis e fazer delas aliadas no exercício da profissão. “A tecnologia não absorveu a mão de obra, mas otimizou nossas rotinas e nos deu ganhos de produtividade. No entanto, devemos usá-la com estratégia e inteligência”, apontou Aécio.

Em sua fala, o vice-presidente Joaquim destacou que, na visão dele, talvez não haja outra profissão que promova mais resiliência do que a Contabilidade. Joaquim destacou a evolução histórica da profissão contábil, desde a época em que os profissionais eram chamados de “guarda-livros”, sempre destacando o papel central das atividades contábeis na utilização correta de informações.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.