Internacional: Os benefícios e desafios da digitalização de consultórios contábeis menores

Por Gail McEvoy
Sócia principal da McEvoy Craig Accountants & Auditors e diretora da Drogheda Port Company

Muito tem sido feito sobre as possibilidades de transformação da digitalização para práticas contábeis, mas quais são as oportunidades para práticas contábeis menores (SMPs, na sigla em inglês) e quão longe estão suas jornadas digitais? Uma pesquisa concluída no início de 2022 examinou como e por que os SMPs estão se tornando digitais – e as barreiras e benefícios de fazê-lo.

As principais descobertas

Os SMPs adotaram sua presença on-line e estão usando as mídias sociais. No entanto, muitos ainda têm algum caminho a percorrer na jornada digital.

Quanto maior a prática, mais digitalmente avançados eles são.

Vários desafios foram identificados, sendo o maior deles a adesão do cliente. Os clientes foram relatados como incapazes ou relutantes em fazer as coisas de maneira diferente.

No entanto, as práticas mais habilitadas digitalmente apontaram benefícios significativos em produtividade, flexibilidade e atratividade geral da prática para novos recrutas e para clientes existentes e potenciais.

A pesquisa

A pesquisa, de autoria de Gail McEvoy, foi qualitativa e os entrevistados foram divididos igualmente entre o Reino Unido e a Irlanda. Eles eram todos consultórios de pequeno e médio porte (SMPs) que faturavam menos de 1M€ (85%) e eram praticantes individuais (57%).

A íntegra do artigo pode ser pode ser acessada aqui.

Fonte: site da Ifac

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.