Por Comunicação Ibracon
No último dia 13, o membro do board da Federação Internacional de Contabilidade (IFAC) e presidente do Conselho de Administração (CA) do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, Francisco Sant’Anna, participou do webinar “Princípios revisados de governança corporativa da OCDE/G20: o que as empresas podem fazer para promover a sustentabilidade e a confiança dos investidores?”.
O evento, no formato online, realizado pela IFAC com a colaboração da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) teve como objetivo discutir, com especialistas globais, as principais características dos Princípios Revisados, com foco no novo capítulo sobre “Sustentabilidade e Resiliência”.
A OCDE concluiu a revisão dos Princípios de Governo das Sociedades do G20/OCDE para refletir os recentes desenvolvimentos nos mercados de capitais e nas políticas e práticas de governo das sociedades. Os Princípios Revisados visam promover uma cultura corporativa que se alinhe com as expectativas da sociedade atual, promova a confiança e apoie a sustentabilidade e a resiliência da economia em geral.
Na abertura do evento, Francisco Sant’Anna destacou a importância do webinar. “Este webinar é muito relevante para apresentação das mais recentes atualizações e avanços do mercado de capitais e dos princípios da governança corporativa, elaborados pela OCDE, em conjunto com a IFAC. O G20 também é parceiro”, disse.
O presidente do CA do Ibracon ainda ressaltou a adoção, por parte das companhias, das normas de sustentabilidade. “Falo da IFRS S1 e IFRS S2, emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exigiu sua adoção por parte das companhias. O Brasil é o primeiro país a tomar essa iniciativa. O órgão está fazendo a devida adaptação das normas, em cuja tradução o Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil exerce um papel fundamental”, complementou.
Participaram, ainda, do evento: Adriana De La Cruz e Caio de Oliveira, analistas de políticas da OCDE; Santiago Gallichio, presidente do Instituto de Governança Empresarial e Pública da Argentina; Solange Berstein, presidente da Comissão do Mercado Financeiro (CMF) do Chile; Vania Borgerth, vice-coordenadora de Relações Internacionais do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e membro de conselhos de administração; e Manuel Arias, diretor da Federação Internacional dos Contadores (IFAC).
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.