Internacional: ISSB confirma obrigatoriedade do uso de análise de cenários relacionados ao clima

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês) confirmou por unanimidade que as empresas serão obrigadas a usar a análise de cenários relacionados ao clima para informar a análise de resiliência. A decisão foi tomada no dia 1º de novembro de 2022, durante a reunião complementar do conselho.

Na ocasião, o ISSB votou para confirmar que as empresas são obrigadas a usar a análise de cenários relacionados ao clima para relatar a resiliência climática e identificar riscos e oportunidades relacionados ao clima para apoiar suas divulgações.

O ISSB informou que dará suporte para aplicação aos preparadores, incluindo o uso de materiais desenvolvidos pela Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD, na sigla em inglês) para fornecer orientação sobre como realizar a análise de cenários. Esta decisão responde a perguntas das partes interessadas sobre o que se entende pelo termo “análise de cenários relacionados ao clima”. Para saber mais sobre o apoio para aplicação, clique aqui.

Uma outra reunião suplementar do conselho foi realizada em 3 de novembro, na qual foram discutidas as propostas para a IFRS S1 Requisitos Gerais para Divulgações Relacionadas à Sustentabilidade sobre materiais relevantes a serem considerados no desenvolvimento de divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade na ausência de uma IFRS especificamente aplicável.

Mais informações podem ser acessadas no site da IFRS, no link que segue: https://www.ifrs.org/news-and-events/news/2022/11/issb-confirms-requirement-use-climate-related-scenario-analysis/?utm_medium=email&utm_source=website-follows-alert&utm_campaign=immediate

Fonte: site da IFRS

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.