Instituições brasileiras em debate: Atricon e Abraji lançam curso gratuito para profissionais de comunicação

Por Comunicação CFC
Com informações da Atricon e da Abraji

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), lança o curso gratuito Reporta+: Mecanismos de Controle, Transparência e Instituições Públicas. O período de inscrições vai de 2 de julho a 10 de agosto de 2025, enquanto as aulas ocorrerão de 18 de agosto a 22 de outubro de 2025.

O objetivo da iniciativa das três entidades é ampliar o conhecimento sobre o funcionamento da administração pública, especialmente sobre o papel dos órgãos de controle. Os conteúdos são voltados para jornalistas, estudantes de comunicação, comunicadores públicos, servidores de ouvidorias e profissionais de áreas afins.

O fortalecimento das instituições públicas passa, necessariamente, por uma sociedade mais informada e consciente sobre como o Estado funciona. Ao promover acesso ao conhecimento de qualidade, o Reporta+ contribui para tornar a administração pública mais próxima do cidadão.

A formação ocorrerá de 18 de agosto a 22 de outubro de 2025, combinando transmissões ao vivo, estudos dirigidos e acesso a gravações em uma plataforma virtual da Abraji. No total, serão 50 horas de conteúdo distribuídas em seis módulos temáticos que percorrem o funcionamento do Estado brasileiro, a estrutura dos órgãos de controle, fundamentos de direito administrativo e financeiro, uso de inteligência artificial em investigações, e boas práticas de transparência e comunicação pública.

Sobre o Reporta+

O curso consiste em 27 aulas, divididas em seis módulos. A primeira aula mergulha na organização do estado, na separação de poderes e nos efeitos do pacto federativo na rotina da reportagem. Cada tema contará com um ou dois especialistas – um técnico indicado pelos tribunais de contas e/ou um jornalista experiente na pauta – garantindo equilíbrio entre teoria institucional e aplicação em redação.

Mais informações e área de inscrições podem ser acessadas clicando aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.