Ifac solicita que a liderança empresarial global impulsione a confiança e a criação de valor sustentável

Nova iniciativa da Ifac destaca o papel crítico dos diretores financeiros para permitir uma mentalidade integrada

Por Simone Kuperchmit
Comunicação Social

Silos funcionais e de informação dentro das organizações são barreiras para fornecer informações de alta qualidade relacionadas à sustentabilidade, que são necessárias para a tomada de decisões e para relatórios corporativos confiáveis. A alta administração e os diretores executivos estão se voltando para os diretores financeiros com o objetivo de romper esses silos e impulsionar a conectividade entre sustentabilidade e informações e processos financeiros, criando, assim, uma "mentalidade integrada" sumamente importante.

Em sua essência, uma mentalidade integrada é melhorar a qualidade das informações e dos processos de sustentabilidade e conectá-los aos relatórios financeiros e ao valor do negócio. Isso leva a uma melhor tomada de decisões e comunicação com as partes interessadas e, consequentemente, a uma redução do risco e do custo de capital, bem como a oportunidades de crescimento.

O diretor executivo e sua equipe são facilitadores essenciais de uma mentalidade integrada, dada a experiência em conectar e priorizar informações – tanto financeiras como de sustentabilidade – a um processo de relatórios corporativos mais integrado que fornece uma imagem precisa do desempenho e da criação de valor para a organização, seus investidores e outras partes interessadas.

A Ifac acredita que relatórios corporativos confiáveis e abrangentes são fundamentais para atender a essa necessidade e impulsionar a criação de valor e confiança a longo prazo.

"A criação de valor sustentável não resultará de pensamentos e informações em silos", disse Kevin Dancey, diretor executivo da Ifac. "Permitir que a administração e as diretorias tomem decisões informadas e forneçam aos investidores informações úteis para a tomada de decisões requer a quebra de silos funcionais e a conexão de informações sobre sustentabilidade, criação de valor e desempenho financeiro. Os contadores estão prontos para entregar esta mentalidade integrada, e estamos convocando todas as empresas a tomarem medidas".

Saiba mais aqui.

Fonte: site da Ifac.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.