Ifac responde à consulta da Fundação IFRS sobre relatórios de sustentabilidade

Por Maristela Girotto – Comunicação CFC
Com informações da Ifac

A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) apresentou, neste dia 10 de dezembro, o documento response to the IFRS Foundation’s Consultation Paper on Sustainability Reporting, respondendo "sim" à questão sobre se é necessário um conselho de padrões internacionais de sustentabilidade para conduzir um sistema global coerente de relatórios corporativos interconectados, visando racionalizar o atual ecossistema fragmentado para informações de sustentabilidade.

A resposta da Ifac reitera um apelo à ação – Enhancing Corporate Reporting: The Way Forward feito em setembro de 2020, quando a Ifac solicitou à Fundação IFRS a criação de um novo conselho, com atuação paralela ao International Accounting Standards Board (Iasb). Para a Federação Internacional de Contadores, o conselho proposto atenderia à demanda urgente e crescente de investidores, formuladores de políticas e reguladores por um sistema de relatórios que forneça informações consistentes, comparáveis, confiáveis, garantíveis e relevantes para a criação de valor empresarial, desenvolvimento sustentável e evolução das expectativas dos stakeholders.

“Esta é uma oportunidade significativa para trazer uma nova relevância ao trabalho dos contadores, em relação a relatórios corporativos e asseguração, e irá promover o interesse público”, disse Kevin Dancey, diretor executivo da Ifac.

Segundo Dancey, a profissão de contador deve continuar a desempenhar um papel ativo no sentido de ajudar empresas, economias e sociedades a alcançarem um futuro mais sustentável, tornado ainda mais urgente devido aos problemas climáticos. “A Ifac está pronta para se envolver com a Fundação IFRS, bem como com nossas organizações membros e outros stakeholders, para garantir o sucesso desta importante iniciativa”, afirmou o diretor da Federação.

A Federação Internacional de Contadores é uma organização global para a profissão contábil, dedicada a servir o interesse público, fortalecendo a profissão e contribuindo para o desenvolvimento de economias internacionais. A Ifac é composta por mais de 175 entidades membros de mais de 130 países e jurisdições, representando mais de 3 milhões de contadores.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.