Ifac e profissionais da contabilidade pedem que o G20 priorize a sustentabilidade e a governança

Por Poliana Nunes, com informações da Ifac
Comunicação CFC

Por meio da publicação G20 Call to Action 2024: Building a Just World & a Sustainable Planet, profissionais de contabilidade e a International Federation of Accountants (Ifac) solicitam aos líderes do G20 que se concentrem em sustentabilidade, transparência e governança, à medida que se aproxima o ano de 2030, estipulado como prazo para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A publicação ressalta o papel essencial que as informações, os relatórios e a asseguração da sustentabilidade de alta qualidade desempenham na obtenção das metas globais de sustentabilidade.

Foco em sustentabilidade e governança

A presidência brasileira do G20 destaca a importância da sustentabilidade nas dimensões climática, ambiental e de governança – e o call to action da profissão se alinha a esse foco. O documento insta os líderes do G20 a adotarem as Normas de Divulgação de Sustentabilidade do IFRS; a International Standard on Sustainability Assurance (ISSA) 5000, recentemente aprovada pelo International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb); e as futuras normas de ética e independência do International Ethics Standards Board for Accountant (Iesba) para relatórios e asseguração da sustentabilidade.

“À medida que o prazo de 2030 se aproxima, equilibrar as prioridades ambientais e sociais nunca foi tão urgente”, disse o CEO da Ifac, Lee White. “Os profissionais da contabilidade, com suas habilidades exclusivas, experiência e mandato de interesse público, estão impulsionando a criação de um futuro sustentável. Já vimos os formuladores de políticas, as empresas e a sociedade se alinharem conosco para buscar esses objetivos comuns, e damos as boas-vindas à expansão dessas parcerias cruciais.”

Principais recomendações para os formuladores de políticas do G20

  • Promover a confiança por meio de informações de alta qualidade: defender uma estrutura global baseada nas Normas de Divulgação de Sustentabilidade da Fundação IFRS e no ISSA 5000 para asseguração;
  • Aumentar a transparência do setor público: apoiar o International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb) no desenvolvimento de normas globais de sustentabilidade do setor público;
  • Fortalecer a gestão financeira pública: incentivar os governos a adotarem a contabilidade de exercício e profissionalizar as finanças públicas para aumentar a transparência; e
  • Apoiar as PMEs no desenvolvimento sustentável: garantir que as pequenas e médias empresas (PMEs) tenham acesso às ferramentas e aos recursos necessários para contribuir com os esforços de sustentabilidade.

Unidos pelo progresso global: uma responsabilidade compartilhada pela sustentabilidade

A publicação da IFAC ressalta que um planeta justo e sustentável está ao nosso alcance, mas somente por meio de ação coletiva. “Os formuladores de políticas do G20 devem manter seu importante impulso e aproveitar este momento”, disse Lee White. “A profissão contábil já está avançando mundialmente, ao desempenhar um papel fundamental na realização dos ODSs. Nós saudamos o envolvimento contínuo e crescente do G20. Ao adotar essas recomendações e colaborar estreitamente com a profissão, podemos construir um futuro sustentável que não deixe ninguém para trás.”

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.