Por Poliana Nunes
Comunicação CFC

A reunião anual do International Federation of Accountants (Ifac) Council, realizada nos dias 12 e 13 de novembro, na Cidade do México, reuniu lideranças da profissão contábil de todo o mundo para discutir os avanços estratégicos e fortalecer a cooperação entre os países-membros. O encontro teve como pontos centrais a apresentação de relatórios, bem como a aprovação da composição do Comitê de Nomeação.
Para representar o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no evento, esteve presente a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), vice-presidente do Cilea e integrante do Conselho Consultivo do CFC, Maria Clara Bugarim, acompanhada da diretora de Estratégias e Parcerias Globais do CFC, Elys Souza.
Ao abrir a programação do Ifac Council, o presidente da Ifac, Jean Bouquot, destacou a relevância das conexões internacionais construídas ao longo de suas visitas a 26 jurisdições em 2025 e deu as boas-vindas aos integrantes dos boards da Ifac, os contadores brasileiros Monica Foerster, diretora do Board de Pequenas e Médias Empresas, que assumirá como integrante do Nominating Committee, e Francisco Sant’Anna, reconduzido ao bord da Ifac. “Ressalto a importância de suas contribuições para o futuro da organização”, disse.
Jean Bouquot afirmou, ainda, o compromisso da Ifac em atualizar sua Proposta de Valor e o objetivo é ambicioso: “queremos ampliar e moldar a profissão contábil global, tornando-a ainda mais relevante, resiliente e responsiva às necessidades emergentes do século XXI”, comentou.
Na sequência, o diretor executivo da Ifac, Lee White, chamou a atenção para a necessidade de união da profissão diante dos desafios globais. Ele lembrou que iniciativas como os encontros do Ifac Connect realizados em Nairóbi, Riyadh e Paris, reforçam a colaboração internacional e ajudam a orientar decisões baseadas em padrões técnicos sólidos.
White defendeu, ainda, que é preciso alinhar os esforços para gerar impacto mensurável. “Embora sejamos excelentes em dialogar dentro do nosso meio, chegou o momento de ampliarmos nossas interações e explorarmos todo o potencial de uma abordagem colaborativa e inclusiva”, concluiu. Ao final, o diretor executivo apresentou um relatório sobre o andamento do programa de trabalho e atividades da organização, além da proposta para o Plano Estratégico da Ifac 2026-2030.
Outro destaque do encontro foi a palestra de Ian Carruthers, presidente do Ipsasb, que ressaltou a importância da manutenção contínua das normas internacionais aplicadas ao setor público e, sobretudo, o trabalho colaborativo. “O esforço coletivo que realizamos desempenha um papel crucial em nossa missão de promover padrões globais que inspiram confiança, responsabilidade e transparência nos relatórios financeiros do setor público”, comentou. Carruthers também se despediu da função após 23 anos na Ifac, e reconheceu o apoio da comunidade internacional e dos organismos parceiros.
Durante os dois dias de atividades da reunião anual do Ifac Council, foram apresentados relatórios dos presidentes do Comitê de Governança, do Comitê de Planejamento e Finanças e do Grupo Consultivo de Políticas Públicas e Regulação. A reunião contou ainda com apresentações do Comitê de Interesse Público (PIC), do Transnational Auditors Committee (TAC) e do Forum of Firms (FOF).
A reunião encerrou com a divulgação dos resultados do processo de votação, os pronunciamentos dos novos membros admitidos e associados da Ifac e a entrega do Prêmio de Liderança Global 2025, consolidando mais um ciclo de debates estratégicos.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.


