Ifac atualiza informações de conteúdos relacionados à pandemia

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) vem publicando, desde o início da pandemia de Covid-19, artigos, estudos e pesquisas, entre outros materiais, destinados a auxiliar os profissionais e as Organizações de Contabilidade (PAOs, em inglês) com informações importantes para o exercício da profissão nesse período crítico para a economia mundial. Nos últimos dias, esse centro on-line de conteúdo específico da Ifac foi atualizado, com destaque para os seguintes tópicos:

Trata-se de uma declaração da Federação Internacional de Contadores sobre as suas responsabilidades de interesse público nessa época de Covid-19. Segundo a Ifac, como resultado das circunstâncias atuais, há um risco aumentado de fraude e deturpação financeira, e o documento publicado destaca por que, especialmente agora, as responsabilidades de interesse público da profissão são extremamente importantes.

Essas mensagens globais, que abordam conversas com as principais partes interessadas relacionadas à Covid-19, destacam como a profissão está trabalhando para enfrentar os desafios das empresas e de seus auditores durante a crise e a recuperação da economia. Para a Ifac, esse conteúdo pode ajudar no diálogo com os vários stakeholders dentro de cada jurisdição.

Os resumos de relatórios contábeis e considerações de auditoria cobrem os principais documentos e as implicações de auditoria da atual crise provocada pela Covid-19. Esse conjunto de materiais também destaca vários recursos relevantes para Organizações Profissionais de Contabilidade, empresas e outras partes interessadas.

Durante o mês de julho, serão realizados três webinars, que vão se concentrar em considerações práticas de qualidade de auditoria no ambiente de pandemia. Com informações dos líderes de auditoria, os seminários on-line vão enfocar planejamento, execução e relatórios de auditoria.

Acompanhe o IFAC COVID-19 resource center e saiba mais informações sobre os vários tópicos de informações disponíveis.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.