Ifac: Artigo sobre recuperação da América Latina cita o CFC e a AIC

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Recente artigo publicado no site da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), abordando a recuperação econômica da América Latina após os danos causados pela pandemia de Covid-19, cita o vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e membro do Board da Ifac, Idésio Coelho, e a presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim. Também foi citado o membro do Grupo Consultivo do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba), Daniel Sarmiento Pavas.

O autor do artigo, Manuel Arias, gerente técnico de Qualidade e Desenvolvimento da Ifac, afirma que os contadores mencionados concordam que é imperativa aos profissionais da contabilidade do continente a adoção do Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais, e a realização de ações de apoio à implementação e ao conhecimento do Código. “Particularmente na região da América Latina, as universidades precisam, urgentemente, incluir o Código em seus currículos de contabilidade, e as organizações profissionais da área devem oferecer programas de educação continuada que cubram questões éticas de forma contínua”, afirma o autor no artigo.

“A quantidade de fundos desembolsados por governos e outras organizações para ajudar a mitigar os danos da Covid-19 e estimular a recuperação não tem precedentes. Da mesma forma, há uma necessidade crítica de prestação de contas, de transparência, de tomada de decisões éticas, utilizando-se habilidades, competência e experiência de contadores profissionais para garantir que os fundos sejam usados como pretendido. Os contadores profissionais têm papéis essenciais dentro do ecossistema financeiro mais amplo, muitas vezes servindo como membros de um conselho ou comitê de auditoria, líderes organizacionais, preparadores ou auditores e precisam estar atentos aos riscos elevados dos efeitos econômicos da crise de saúde. É uma responsabilidade de interesse público que diz respeito a contadores profissionais em todo o mundo.”

Para ler o artigo completo, clique no título: Recovering in Latin America: Accountability and Ethical Decision Making Will Lead the Way.

Para acessar o site da Ifac, clique em https://www.ifac.org/

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.