IESBA reúne perspectivas globais para fortalecer Cultura Ética e Governança Corporativa

Por Rhafael Padilha, com informações do IESBA
Comunicação CFC

O Conselho Internacional de Normas Éticas para Contadores (IESBA) divulgou a publicação “Cultura e Governança da Empresa: Resumo do Feedback das Mesas Redondas Globais”, que reúne as perspectivas das partes interessadas em seis encontros realizados no início deste ano como parte do projeto Cultura e Governança da Empresa (FCG).


Realizadas em Nova York, Melbourne, Bruxelas e Kuala Lumpur, com sessões virtuais para a África e a América Latina, os encontros reuniram 168 participantes de comunidades regulatórias, investidores, normatizadoras, empresas de contabilidade, contabilidade profissional e acadêmicas de todo o mundo.

As discussões focaram em oito elementos centrais de uma cultura ética nas empresas: liderança ética, supervisão e governança, contribuição independente, responsabilidade, incentivos e recompensas, discussão aberta e desafios, educação e treinamento contínuos e transparência sobre o desempenho ético.


Essas mesas redondas fizeram parte dos esforços contínuos do IESBA para garantir que suas decisões sejam informadas por uma representação equilibrada e ampla de todas as partes interessadas relevantes, em linha com seu mandato de servir ao interesse público, estabelecendo padrões éticos globais para a profissão contábil, incluindo independência.


As percepções obtidas por meio dessas discussões contribuíram diretamente para a recente decisão do IESBA de permanecer firmemente comprometido em tomar medidas decisivas para abordar as dimensões culturais e de governança dentro das empresas de contabilidade, reconhecendo seu impacto crítico no comportamento ético. Essas percepções também moldarão o trabalho futuro do IESBA, conforme mencionado em uma comunicação recente do IESBA sobre o tema, incluindo:

  • o desenvolvimento de uma série de Pontos de Vista do IESBA abordando oito elementos-chave para uma Cultura Empresarial e Estrutura de Governança, tais como liderança ética, responsabilidade, incentivos e recompensas;
  • a preparação de um plano abrangente, a ser lançado em 2026, para orientação prática e outras iniciativas para ajudar as empresas a promover uma cultura ética e incorporar valores que sustentem a confiança pública a longo prazo nelas; e
  • a decisão de considerar, até meados de 2026, a abordagem apropriada para desenvolver uma Estrutura de Cultura e Governança da Empresa, com o objetivo de orientar as empresas no fortalecimento de sua cultura ética e práticas de governança relacionadas.

    Para ler a publicação, clique aqui.

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