Iesba propõe revisões das Normas Internacionais de Independência para esclarecer e fortalecer as exigências em uma auditoria de grupo

Por Simone Kuperchmit
Comunicação Social

O Conselho de Normas Internacionais de Ética para Contadores (Iesba, na sigla em inglês) abriu para comentário público, no dia 28 de fevereiro, minuta de exposição (ED, na sigla em inglês) contendo propostas para revisão do Código Internacional de Ética para contadores relacionado ao trabalho de auditoria de grupo. As sugestões podem ser enviadas para o Iesba até o dia 31 de maio de 2022 pelo seguinte link: https://www.ethicsboard.org/.

A revisão proposta estabelece disposições que abordam de forma abrangente considerações sobre independência para firmas e indivíduos envolvidos em um trabalho de auditoria de grupo das demonstrações financeiras. O documento também é direcionado às implicações na ISA 220 sobre independência em um trabalho de auditoria de grupo.

De acordo com a presidente do Iesba, Gabriela Figueiredo Dias, a independência do auditor é fundamental para a confiança do público e para a auditoria das demonstrações contábeis, que, por sua vez, desempenha um papel importante na salvaguarda da integridade do sistema financeiro.

O Iesba convida todas as partes interessadas a enviar os seus comentários no site. Mais informações sobre o assunto podem ser acessadas pelo endereço https://www.ethicsboard.org/news-events/2022-02/iesba-addresses-independence-expectations-group-audits.

Fonte: site do Iesba.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.