Ibracon sugere tema para painel do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

Reunião discute vários assuntos e acata incluir o novo Relatório de Auditoria na programação

O Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, recebeu o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idesio Coelho, e o presidente do Conselho de Administração da instituição, Eduardo Pocetti, na última quarta-feira (18/5), na sede do Conselho, para tratar da inclusão de uma palestra sobre Relatório de Auditoria na programação do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) – ocorre entre os dias 11 e 14 de setembro, em Fortaleza (CE). Martonio Coelho, que também é presidente do Congresso, acatou a solicitação do Ibracon.

O novo Relatório de Auditoria entrará em vigor em 2017 e, segundo Martonio Coelho, terá impacto significativo no dia a dia do auditor. “O novo relatório passará a vigorar em diversos países do mundo, numa ação coordenada pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês). É um tema de grande importância para os profissionais e é relevante que o maior evento de contabilidade do mundo o aborde”. Martonio Coelho, em andamento à sugestãodo Ibracon, solicitou ao Comitê Científico do 20º CBC que faça os convites aos palestrantes.

Para o presidente do CFC, o 20º CBC abrange as diversas áreas de atuação da contabilidade e, por isso, é interessante que os auditores se sintam motivados a participar do evento. “A programação do CBC já está bem convidativa para os auditores , mas vamos aprimorar. O congresso é um espaço único de formação, troca de experiência e construção de networking”, afirmou o presidente.

Sobre outro assunto abordado na reunião, os representantes do Ibracon colocaram a instituição à disposição do Conselho para auxiliar na realização em evento da Ifac, que ocorrerá em Brasília, em novembro deste ano. “Sabemos que o CFC tem expertise em realização de eventos, mas o Ibracon pode contribuir com pessoal, se for necessário”, afirmou Pocetti.

Durante a reunião, Pocetti também reforçou a necessidade de se construir um grupo de apoio à atuação brasileira no Grupo Latioamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif). O grupo é responsável por analisar as normas colocadas em audiência pública pelo board internacional de padrões contábeis (Iasb, na sigla em inglês) e elaborar pareceres sobre elas. “Já estamos em processo de construção, falta um convite que deve ser feito em breve e já colocaremos o grupo em funcionamento. Para o CFC é muito importante colaborar com a emissão de normas e que a América Latina tenha posicionamentos sólidos sobre as regras”, afirmou Martonio Coelho.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.