Iasb abre consulta pública sobre a opção do valor justo na IAS 28

Por Poliana Nunes, com informações da Fundação IFRS
Comunicação CFC

International Accounting Standards Board (Iasb) publicou hoje (19), uma consulta pública sobre alterações específicas que esclarecem quais investimentos uma empresa pode mensurar usando a opção do valor justo na IAS 28 – Investimento em Coligada e em Empreendimento Controlado em Conjunto.

Esta consulta responde aos comentários das partes interessadas que identificaram diversidade na forma como a opção do valor justo na IAS 28 é aplicada e os efeitos dessa diversidade na classificação de receitas e despesas na demonstração de resultados, de acordo com a IFRS 18 – Apresentação e Divulgação das Demonstrações Contábeis.

As alterações de âmbito restrito propostas pelo Iasb visam melhorar a consistência na aplicação e proporcionar clareza antes que a IFRS 18 entre em vigor, no início de 2027.

A consulta está aberta até 20 de abril de 2026. O Iasb planeja finalizar quaisquer alterações da IAS 28 no primeiro semestre de 2026, a tempo de implementar a IFRS 18 nas jurisdições.

Leia e comente

Minuta de exposição das alterações à opção do valor justo para Investimento em Coligada e em Empreendimento Controlado em Conjunto

Envie uma carta com comentários sobre a minuta de exposição. O período para comentários encerra em 20 de abril de 2026.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.