IAASB emite consulta pós-exposição e convite para comentar sobre seu projeto de entidades listadas e de interesse público

Por Comunicação Ibracon

O International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) divulgou a Consulta Pós-Exposição: convite para comentários antes que o IAASB finalize as emendas de escopo restrito aos ISQMs e ISAs como resultado das revisões das definições de entidade listada e entidade de interesse público no Código IESBA .

Esta consulta estabelece a posição final, a justificativa e o caminho do IAASB para requisitos diferenciais mais amplos relacionados às definições de entidades listadas e de interesse público nas Normas Internacionais de Gestão da Qualidade (ISQMs) e nas Normas Internacionais de Auditoria (ISAs). Inclui um convite para comentários para que as partes interessadas compartilhem observações que possam ser relevantes para o IAASB antes de finalizar as emendas de escopo restrito aos ISQMs e ISAs e para responder a algumas perguntas específicas sobre assuntos prospectivos relacionados.

A posição final do IAASB é diferente da posição que foi apresentada no Exposure Draft do Projeto IAASB PIE Track 2 devido a uma questão de divergência entre as propostas do IAASB PIE e as Revisões do IESBA PIE . A Consulta Pós-Exposição do IAASB oferece às partes interessadas a oportunidade de se familiarizarem com a questão da divergência identificada e como isso informou o IAASB à medida que avançava nas propostas do IAASB PIE, incluindo a justificativa do IAASB para chegar à sua posição final.

O IAASB continua comprometido com os elementos-chave de suas propostas originais que foram apresentadas no Exposure Draft do Projeto PIE Track 2. Portanto, o IAASB concordou em rever em uma data futura a decisão de adotar a definição de PIE no Código IESBA (adaptada conforme necessário para os ISQMs e ISAs) e estender os requisitos diferenciais para se aplicar às auditorias de PIEs.

Como comentar

O IAASB convida todos os interessados a comentar sobre esta Consulta Pós-Exposição usando o Modelo de Resposta digital, que está disponível no site do IAASB . O feedback é solicitado até 27 de março de 2025.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.