Grupo discute modernização no sistema de prestação de contas das fundações

Por Joana Wightman
RP1 Comunicação

Conselho Federal de Contabilidade integra iniciativa que vai avaliar o Sicap

O Conselho Federal de Contabilidade sediou, no dia 17 de agosto, reunião com representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis) e da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), para discutir as necessidades de aperfeiçoamento do Sistema de Cadastro e Prestação de Contas (Sicap).

O Sicap é um sistema utilizado por Ministérios Públicos estaduais para a coleta de dados e informações referentes às fundações existentes no País. De acordo com o presidente da Fipe, Carlos Luque, o trabalho começou em 2000 e foi executado por meio de apoios, convênios e parcerias. No atual estágio, o sistema precisa de uma reavaliação para incorporar melhorias.

“O Conselho tem interesse em contribuir para a busca de soluções e projetos com relevância e que despertam o interesse da sociedade”, enfatizou o presidente do CFC, José Martonio Coelho.

O promotor de Justiça do MP do Pará, Sávio Rui Brabo de Araújo, que é presidente da Profis, destacou que o sistema é fruto da parceria entre as entidades envolvidas no projeto. “Apoiamos a criação deste sistema porque o vimos como uma ferramenta indispensável para as entidades do terceiro setor que prestam serviço público-social”, disse.

Os representantes das instituições decidiram que o Sicap deve entrar numa nova fase na qual passará por um processo de avaliação da ferramenta e pela busca de melhorias e atualizações, como novos campos para a inclusão de informações.

A próxima reunião do grupo, em data ainda a ser definida, irá avaliar o atual estágio do sistema e as possíveis melhorias que deverão ser incorporadas para atender aos anseios dos usuários.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.