Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) fez o lançamento oficial do programa “MEI Conta com a Gente”, na tarde desta quarta-feira (27). A iniciativa faz parte de uma série de políticas públicas que o ministério instituiu para atender ao microempreendedor individual, e é resultado de uma parceria entre o MEMP, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).
O programa opera por meio de uma plataforma digital que conecta o MEI com profissionais da contabilidade, que prestam consultoria gratuitamente para quem deseja formalizar ou regularizar seu cadastro sua inscrição MEI. O sistema também oferece a assistência de uma inteligência artificial para tirar dúvidas dos usuários.
A plataforma do MEI Conta com a Gente está ativa desde 9 de julho, após lançamento interno, e já conta com mais de cinco mil microempreendedores e cerca de 3.350 contadores voluntários cadastrados.
No lançamento, o ministro do MEMP, Márcio França, valorizou o papel do profissional da contabilidade no programa. “Quem tem uma empresa sabe que a vida é totalmente orientada pelo contador. É ele quem manda as guias, quem orienta, quem fala o que precisa ser feito. Mas, normalmente, os contadores se dedicam a quem tem condição de pagar, que geralmente são as empresas maiores. As pequenas nem sempre têm, muito menos os bens. E a ideia aqui é juntar uma coisa muito importante: a esperança”, declarou.
A vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Dorgivânia Arraes, acompanhou a solenidade, e incentivou os contadores a se inscreverem na plataforma. “O MEI vai encontrar profissionais da contabilidade localizados em todo o Brasil, para que possam ajudá-lo no que for preciso para o processo de formalização, ou para oferecer assessoria financeira e contábil. Durante um ano os contadores atuarão de forma voluntária, e depois será um bom negócio para toda a classe contábil”, explicou ela.
A plataforma está disponível para acesso no site https://dnafinanceiro.com/lp/mei-conta-com-a-gente/
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.