Por Maristela Girotto - Comunicação CFC
Com informações do Glenif
O Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif) disponibilizou um questionário on-line para levantamento de informações sobre temas contábeis considerados prioritários pelos países da América Latina. A consulta é dirigida aos contadores, auditores independentes, acadêmicos, outros profissionais e usuários da área.
A iniciativa do Glenif visa reunir dados para responder à audiência pública do International Accounting Standards Board (Iasb) sobre a Terceira Consulta de Agenda. A cada cinco anos, o Iasb, que é o organismo internacional emissor das normas IFRS – International Financial Reporting Standards –, abre período para solicitação de comentários sobre sua agenda de atividades e plano de trabalho.
O objetivo da consulta do Iasb é obter opiniões sobre:
(a) a direção e o equilíbrio estratégico das atividades do Conselho;
(b) os critérios para avaliar a prioridade das questões de relatórios financeiros que podem ser adicionadas ao plano de trabalho; e
(c) questões de relatórios financeiros que poderiam ser priorizadas no plano de trabalho do Conselho.
Importância da consulta
As respostas à solicitação de informações do Iasb ajudarão a influenciar e a priorizar as atividades e os novos projetos do Conselho em seu plano de trabalho 2022-2026.
A Terceira Consulta de Agenda se concentra nas atividades dentro do escopo atual de trabalho do Conselho: demonstrações financeiras e comentários da administração para empresas com fins lucrativos.
Essa consulta não visa comentários sobre questões relacionadas com o relatório de sustentabilidade, com exceção de questões relacionadas com o atual âmbito de trabalho do Iasb.
O questionário disponibilizado pelo Glenif é importante para que a América Latina possa agregar temas que preocupem a região – como inflação, imposto diferido, entidades sem fins lucrativos, atividades agrícolas e outros.
Links
Para acessar o formulário, em português, da consulta do Glenif, clique AQUI.
Clique em Third Agenda Consultation para mais informações sobre o projeto do Iasb.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.