Fundos do Idoso é o tema de reunião do CFC com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

O vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Manoel Carlos de Oliveira Júnior, participou de uma audiência com o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Antônio Costa. As principais pautas da reunião foram a doação de parte do imposto de renda para os Fundos do Idoso e a renovação da parceria entre o CFC e a pasta voltada para o fortalecimento desses Fundos. O encontro aconteceu no dia 15 de março, na sede do Ministério, localizada em Brasília (DF).

Na ocasião, o vice-presidente do CFC falou sobre o empenho da autarquia nas iniciativas voltadas para a divulgação do projeto de destinação de parte do imposto de renda para o Fundo do Idoso e para os Fundos da Criança e do Adolescente. “Nós estamos com um olhar muito forte para esses projetos”, destacou Manoel Júnior. O contador ainda solicitou dados ao secretário, como o resultado da destinação aos Fundos do Idoso no último ano e informações de metas do Ministério para a ampliação da quantidade de doações para os Fundos em 2022.

Antônio Costa explicou que, no atual contexto de crise econômica, a SNDPI tem refletido bastante sobre a questão do idoso brasileiro. “Os mais atingidos são os idosos em todos os sentidos. O país não estava preparado para isso”, afirmou.

O secretário ainda ressaltou alguns dos avanços alcançados pelo Ministério nos últimos três anos. Para que os municípios e os estados recebam as verbas dos Fundos, é necessário que possuam os chamados conselhos municipais e estaduais. Ao assumir a SNDPI, Costa informou que havia apenas 1.200 conselhos no país, número que foi ampliado nos últimos anos. “Fizemos um trabalho, de quase três anos, e já estamos com 3.200 conselhos no Brasil”, contou. O objetivo da Secretaria é conseguir alcançar os cerca de 5.570 municípios brasileiros, de modo que cada um deles possua um conselho.

O vice-presidente do CFC destacou que a autarquia está à disposição do Ministério para fortalecer as iniciativas voltadas para os Fundos do Idoso. “A intenção é nós firmarmos, cada vez mais, essa parceria porque entendemos que ela é muito importante, pois [a verba dos Fundos] é um dinheiro que poderia estar ajudando pessoas, no momento em que o Brasil está com 12, 13 milhões de desempregados, muitas pessoas na miséria”, ressaltou.

A reunião do CFC com a SNDPI ainda contou com a presença dos conselheiros do CFC, Bruno Sitonio, Haroldo Santos Filho e Maurício Cândido.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.