Fórum sobre Nota Fiscal Eletrônica Nacional aconteceu no CFC

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Em sua fase final de testes, a Nota Fiscal Eletrônica Nacional (NFS-e) apresenta como proposta principal o armazenamento de dados, que será totalmente digital. O Fórum que trata sobre o assunto reuniu, no dia 19 de outubro, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC ), em Brasília (DF),  representantes da Receita, do CFC e de outras entidades que estão envolvidas no projeto.

De âmbito nacional, a NFS-e será aplicada às prefeituras com mais de 5.500 municípios brasileiros. A emissão da nota eletrônica irá padronizar e melhorar a qualidade das informações no que se refere à administração tributária e trará maior eficácia ao trazer mais competitividade entre as empresas do Brasil.

Segundo dados da RFB, são emitidos mais de 21 bilhões de documentos fiscais eletrônicos para mercadorias, desde 2006. Para Paulo Roberto, coordenador do Sped, no CFC, “com a implantação do sistema eletrônico de emissão de notas  esse cenário, certamente, irá mudar”, afirma.

Questionado sobre a importância da NFs-e para o país, Paulo Roberto esclarece que “o sistema trará mais controle sobre as empresas e impostos municipais, ao passo que haverá mais precisão na análise de dados econômicos e uma evolução na fiscalização”.

O CFC, ciente da importância e do impacto positivo que a evolução tecnológica trará para o país, mantém, há mais de dez anos, o grupo de estudo sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), a convite da RFB, desde 2005 e, desde então, tem participado e contribuído com sugestões técnicas, especificamente no que diz respeito ao módulo de Escrituração Contábil Digital.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.