Fórum da Mulher Contabilista do DF reúne profissionais no CFC

Por Fabricio Lourenço e Eduardo Ronque - estagiário sob supervisão do Decom
Fotos: Robson Cesco


Da esq.: para a dir.: Adriano Marrocos, Fabiane Crispim, Darlene Rufino, Jaqueline Torres, Nilva Passeto, Marcia Alcazar, Gildenora Milhomem e Zulmir Breda

Cerca de 100 profissionais acompanharam, nesta terça (14), o XI Fórum da Mulher Contabilista do Distrito Federal, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF). O lema do evento trouxe para discussão a autorresponsabilidade e o empoderamento feminino, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, que saudou as participantes. Em seguida, foi a vez do presidente do CFC, Zulmir Breda, que reforçou a importância do “papel da mulher contabilista na profissão”.

Márcia Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), elogiou a organização do fórum, afirmando que “já é uma tradição aqui no DF promover um evento dessa natureza para a discussão da manifestação das mulheres na sociedade, na política e nas organizações”.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCDF, Darlene Rufino, disse, por sua vez, que o fórum é um momento para que as participantes invistam no aperfeiçoamento profissional. “Hoje o momento é de troca de informações para  ampliarmos o nosso conhecimento”.

A diretora técnica do Sebrae/DF, Rosemary Antunes, reforçou a importância das mulheres nos cargos de liderança. Segundo ela, existe no Sebrae um projeto de empreendedorismo que nasceu da necessidade de dar suporte as mulheres. O projeto, conhecido por Empretec, é uma metodologia das Organizações das Nações Unidas (ONU), que busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios.  “Nós somos referência internacional nessa metodologia”, explicou.

“Esse é o momento do empoderamento feminino”. Foi o que disse a subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Batista Dantas Milhomem. Para ela, as instituições estão andando juntas, quando o assunto é a importância das mulheres nas organizações. “Estamos assumindo mais cargos e mais responsabilidades”, reforçou.

Para a presidente da Comissão Nacional do Projeto Mulher Contabilista e conselheira do CFC, Nilva Amália Pasetto, “são muito importantes esses fóruns porque eles trazem à discussão temas da profissão, além da troca de experiência entre os participantes”.

Para encerrar o ciclo de discursos, a coordenadora da Comissão CRCDF Mulher, Jaqueline Rocha Torres, ressaltou a necessidade dos eventos com foco no universo feminino e que ”o tema escolhido é para reforçar que o empoderamento é uma tarefa diária. Os nossos desafios podem ser compartilhados entre as participantes”.

A mesa de honra, no formato talk show, foi composta por Zulmir Breda, presidente do CFC; Adriano Marrocos, presidente do CRCDF; Márcia Alcazar, presidente do CRCSP; Jaqueline Rocha Torres, coordenadora da Comissão CRCDF; Rosemary Antunes, diretora técnica do Sebrae/DF; Nilva Pasetto, presidente da Comissão Nacional da Mulher Contabilista; Darlene Rufino, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCDF; e Gildenora Milhomem, da STN. A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria Batista, também prestigiou o evento.

O Fórum da Mulher Contabilista é uma realização do CRCDF e conta com o apoio do CFC, da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e do Sebrae/DF.

Ética como fator de desenvolvimento profissional

A primeira palestra foi ministrada pelo presidente Zulmir Breda, que abordou o tema “Ética como fator de desenvolvimento profissional”. Ele falou sobre a importância e a elevação dos valores de conduta do profissional e questões relacionadas às práticas das virtudes e dos vícios perante a sociedade.

Ao final, o presidente destacou a presença feminina na classe contábil. “A participação das mulheres na nossa profissão está fazendo a diferença na sociedade; não pela questão quantitativa, mas pelo ponto de vista qualitativo. As mulheres têm muita sensibilidade, capazes de promover mudanças com relação aos valores”, finalizou.

''A participação das mulheres na nossa profissão está fazendo a diferença na sociedade'', disse Zulmir Breda, presidente do CFC

Encontro da Mulher Contabilista

De 11 a 13 de setembro, será realizada, em Porto de Galinhas (PE),  a 12ª edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista. Renomado evento da classe, o evento espera receber mais de mil participantes. Diversas personalidades da área contábil já asseguraram presença nos painéis e palestras. Além disso, haverá também atrações artísticas e um talk show.

Mais informações podem ser obtidas aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.