Exames de Qualificação Técnica para auditores e peritos estão cancelados

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

Os Exames de Qualificação Técnica (EQT), previstos para acontecerem na próxima semana, no período de 25 a 27 de maio de 2020, estão cancelados. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) formalizou a decisão por meio da Deliberação CFC n.º 50, de 30 de março de 2020. A medida segue a Portaria do CFC n.º 103, de 20 de março de 2020, que institui ações de combate e prevenção ao contágio do coronavírus no âmbito CFC.

Os exames são voltados aos contadores interessados em fazer parte do Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC). De acordo com o cronograma previsto no edital, nos dias 25 e 26 de maio, seriam aplicadas as provas do EQT de auditoria. Este engloba a Qualificação Técnica Geral (QTG) e um exame específico para contadores que pretendam atuar em auditoria de instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Já no dia 27, seria o Exame de Qualificação Técnica para perito, que tem o objetivo de avaliar o nível de conhecimento e a competência técnico-profissional necessários ao contador que pretende atuar na atividade de perícia contábil.

De acordo com a Deliberação CFC n.º 50, os candidatos podem pedir ressarcimento do valor pago pelo EQT, caso tenham interesse. O documento ainda informa que aqueles que não apresentarem pedido de restituição do valor pago pela inscrição estarão, automaticamente, inscritos na próxima edição do Exame, que está prevista para o mês setembro deste ano.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.