ENMC:  Com exaltação à natureza e à força da mulher, XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista é aberto em Manaus

Por Thais Loiola
CRCPI

Exuberante como a Amazônia!

Assim pode ser definida, em uma frase curta, a abertura do XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), na noite desta quarta-feira (20), no Centro de Convenções Vasco Vasquez, em Manaus/AM.

Sob o lema “A nossa trajetória é o nosso sucesso”, a 13ª edição do ENMC, que nasceu há mais de 30 anos, reúne profissionais de renome nacional para debater assuntos relacionados à área técnico-contábil e à gestão empresarial com foco no universo feminino.

Através da misticidade, da ancestralidade, do encanto, dos elementos das naturezas, lendas e histórias amazonenses, a Pátria das Águas foi fielmente retratada em poesia, prosa e reconhecimento.

A solenidade de abertura do Encontro foi abraçada por mais de duas mil pessoas, que lotaram o auditório do Centro de Convenções Vasco Vasquez. A primeira surpresa da noite foi a apresentação de 11 mulheres do Sistema CFC/CRCs representando o fogo, o ar, a água e a terra além da trajetória de sucesso do sexo feminino na Contabilidade brasileira. Ao lado de um pajé e de uma indígena, o grupo reverenciou os elementos da natureza, tão necessários e importantes para a Amazônia.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), Joseny Gusmão da Silva, deu as boas-vindas aos participantes do Encontro, exaltando e celebrando o singular momento. “O povo manauara sempre é muito receptivo e é uma honra recebê-los em nosso estado. Nestes três dias de evento, vamos celebrar mais um marco no protagonismo e empreendedorismo contábil feminino. Que nossa união fortaleça a nossa profissão”, destacou a presidente amazonense.

Em suas palavras, a presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Santiago, fez um resgate das últimas edições dos encontros da mulher. “Parabenizo a todos pelo zelo nesta edição. Que a nossa jornada continue sendo uma fonte de sucesso constante em nossas vidas”, disse Santiago.

A coordenadora nacional da Comissão da Mulher Contabilista, Marlise Alves Teixeira, enalteceu as mulheres que abriram espaço para que hoje seja promovido um evento desta magnitude. “Quero agradecer às nossas antecessoras. Peço uma salva de palmas para as mulheres que começaram esse movimento lá atrás. Hoje, no palco da vida, temos a oportunidade de escolher nossos caminhos e fazer nosso protagonismo acontecer”, pontuou.

Maria Clara Bugarim, presidente do Comitê Latino-Americano Europa (CILEA), presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e Coordenadora da Comissão Organizadora do evento, fez um discurso rico, forte e poético. “Com um nível de maturidade adquirido além das expectativas, vimos nos destacando na seara contábil, sendo reconhecidas pelo trabalho contínuo em benefício do desenvolvimento da profissão. Meu desejo é que a nossa próxima ancoragem seja guiada por um farol cada vez mais iluminado, convidando as mulheres contabilistas a tomarem com destemor, e mais uma vez, o leme de suas vidas, navegando com coragem e determinação pelos rios e mares da igualdade, do empoderamento, da liderança e da realização pessoal e profissional”, disse Bugarim.

A Presidente da Federação Internacional de Contadores, Asmaa Resmouki, também participou da abertura do XXIII ENMC e destacou a força da mulher nos ambientes de trabalho. “Segundo a ONU, empresas com três ou mais mulheres em posição de alta gestão apresentam melhor desempenho em diversos indicadores econômicos”, relatou.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, encerrou os discursos da noite. “Que noite especial. Que cenário encantador e energia contagiante. O encontro nacional nasceu há mais de 30 anos e passou por mais de 12 estados. Hoje somos abraçados pela majestosa Amazônia em um momento que o mundo clama por sustentabilidade”, destacou Aécio. O presidente reforçou que, durante o ENMC, será apresentada a trajetória de mulheres de sucesso que romperam barreiras e podem influenciar outras mulheres a serem protagonistas de suas próprias histórias. “É imprescindível que as mulheres ocupem espaços, que tenham carreira pautada no compromisso ético e mantenham a certeza de que vocês podem e devem estar onde quiserem”, finalizou o presidente do CFC.

Até o dia 22 de setembro, Manaus será palco de capacitações, debates e networking no maior encontro profissional feminino da contabilidade brasileira.

Uma conquista iniciada há mais de 30 anos e que evidencia a importância das mulheres para a economia do Brasil e do mundo.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.