Educação e Tecnologia a serviço do voluntariado

Por Andréa Rosa
Comunicação CFC

 

Durante a cerimônia em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, realizada hoje (28), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), além da entrega do Prêmio Viva Voluntário 2018, concedido pelo presidente da República a pessoas e organizações que se destacaram em ações de voluntariado, foi lançada a Plataforma Digital do Voluntariado.

A solenidade contou com a presença do presidente da República, Michel Temer; da primeira dama, Marcela Temer; do ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; do ministro da Educação, Rossieli Soares; e do representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Nick Fabiancic, além de outras autoridades.

O Conselho Federal de Contabilidade foi representado no evento pelo coordenador nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), conselheiro Elias Dib Caddah Neto.

A primeira edição do Prêmio Viva Voluntário recebeu 296 inscrições. São ações desenvolvidas em todo o país, nas quatro categorias de premiação: Líder Voluntário, Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil, Voluntariado no Setor Público e Voluntariado Empresarial.

Elias Caddah registrou que o CFC foi convidado a fazer parte do projeto Viva Voluntário pela magnitude e abrangência nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, que conta com representações em todas as unidades da Federação. “O Conselho Federal de Contabilidade vem somar com as demais entidades participantes diante da grande participação do profissional da contabilidade na prática da cidadania e controle social”, afirmou.

Premiação

- Categoria Líder Voluntário: líderes Janir Gonçalves Leite, do Coletivo de Mulheres Indígenas Artesãs Terena, da aldeia Tico Lipú, de Aquidauana (MS); e Bruno Costa Lopes de Carvalho, do projeto Curumim Cultural, de Samambaia (DF).

- Categoria Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil: Centro Social da Rua, com o projeto Voluntários do Centro Social da Rua, de Porto Alegre (RS); e, a Amigos do Bem, Instituição Nacional Contra a Fome e a Miséria, com a iniciativa 25 Anos de Voluntariado Amigos Do Bem, que desenvolve ações de voluntariado em Alagoas, Pernambuco e Ceará.

- Categoria Voluntariado no Setor Público: Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Osvaldo Cruz, pelo trabalho do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec) que promove o tratamento humanizado de pacientes internados no Rio de Janeiro; e Companhia Paranaense de Energia (Copel), que desenvolve parcerias com instituições sociais através da iniciativa Chamada Pública Permanente para todo o Estado do Paraná.

Categoria Voluntariado Empresarial: Fundação Telefônica-Vivo  e Fundação Cargill.

Vivavoluntario.org

Lançada durante a solenidade, a plataforma digital do voluntariado (www.vivavoluntario.org) tem como objetivo reunir e dar destaque a projetos de voluntariado desenvolvidos em todo o País, oferecendo oportunidades para que as pessoas possam se engajar e ajudar o próximo. “Grande ponto de encontro entre as organizações sociais em busca de apoio e dos voluntários que se dispõem a ajudar”, afirmou Eliseu Padilha.

A Plataforma também possibilitará a capacitação dos voluntários e das organizações sociais, como forma de melhorar a estruturação das iniciativas de voluntariado.

O presidente Temer disse que a grandeza do voluntariado está na ação daquele que dá o melhor de si para ajudar o próximo, sem esperar nada em troca. Para ele, a plataforma digital “é a tecnologia a serviço do voluntariado”.

Voluntariado na Educação Básica e Superior

Ao final da solenidade, foi homologada pelo presidente da República e pelo ministro da Educação, uma Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que institui diretrizes para o voluntariado na Educação Básica e Superior.

A Resolução visa estimular as instituições de ensino superior a fomentar ações de voluntariado, promovendo o engajamento e a participação cidadã dos estudantes brasileiros em ações de voluntariado, bem como dar diretrizes para que as escolas e universidades possam computar nos currículos acadêmicos as horas de trabalho voluntário dos alunos, fomentando essa prática e incentivando o desenvolvimento do currículo social dos estudantes.

Sobre o Viva Voluntário

O Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário tem como objetivo incentivar o engajamento social e a participação dos cidadãos em ações transformadoras para a sociedade. A iniciativa busca promover o voluntariado, envolvendo governo, sociedade civil e setor privado, com enfoque no alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Viva Voluntário tem como ponto de partida o Decreto n.º 9.149/2017, normativo que criou o programa e o Prêmio Viva Voluntário. Além disso, o programa está estruturado por meio do Projeto de Cooperação Internacional (Prodoc) com o Pnud e Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e em um Protocolo de Intenções firmado com o Movimento Brasil Competitivo.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.