Editores da REPeC aplicam a ferramenta Fast Track Plus no 22º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade


Por Gabriella Avila
Comunicação CFC

A equipe de editores da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) utilizou, pela primeira vez, a ferramenta Fast Track Plus. A aplicação foi feita para avaliar os trabalhos acadêmicos submetidos ao 25º USP International Conference on Accounting, que acontece nesta semana, entre os dias 23 e 25 de julho, na Universidade de São Paulo. A tecnologia promove uma rápida avaliação qualificada dos artigos científicos, dentro dos critérios de publicação estabelecidos pela revista.

O editor-chefe da REPeC, Gerlando Augusto Sampaio, explica o processo realizado: “Após o Congresso criar uma lista dos trabalhos mais bem avaliados por linha, os editores de sessão e o editor-geral avaliaram os artigos, e assim escolhemos até dois artigos de cada linha. Os trabalhos estão sendo pré-avaliados por nós como se já fossem a primeira submissão na revista, e aqui no Congresso, o artigo é apresentado em 20 minutos, e em 25 minutos damos ao autor o feedback da avaliação”.

Para o editor Jose Renato Sena, a ferramenta é uma grande inovação para a área acadêmica. “O Fast Track Plus significou uma novidade para a comunidade científica em Contabilidade, especialmente porque é a primeira vez que, nessa experiência de ciência aberta, se abre o espaço para que os avaliadores debatam diretamente com os autores do texto. Creio que há um ganho muito significativo nessa experiência”, afirmou.

Sobre a REPeC

A Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade é uma publicação científica mantida pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) centrada em divulgar a produção de conhecimentos na área contábil. A  REPeC é ranqueada no estrato A2 do Qualis CAPES, e tem uma publicação eletrônica e contínua, disponibilizada de forma gratuita em Português e Inglês.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.