Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
A jornada de todo profissional contábil começa pelo mesmo lugar: a formação superior bacharel em Ciências Contábeis. O ambiente de aprendizado dessa ciência social aplicada vem passando por mudanças para acompanhar as transformações da sociedade, a exemplo das Novas Diretrizes Curriculares (DCNs), aprovadas nesse ano e em fase de implementação em Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil. Em todo esse período de transição a novos modelos de ensino, especialmente na aplicação prática das mudanças, há um profissional essencial para torná-las possíveis. Trata-se do professor, figura celebrada neste dia 15 de outubro.
Para além de fazerem a ponte do conhecimento contábil em sua essência para os futuros profissionais da área, os professores intermediam todo o projetopedagógico trabalhado por equipes interdisciplinares para a adaptação às DCNs. Eles ocupam a linha de frente do aprendizado e carregam a missão de desenvolver nos alunos as capacidades e ashabilidades vislumbradas pelas novas diretrizes.
O desafio de somar o conhecimento técnico com o desenvolvimento das competências consideradas soft skills– criatividade, comunicação, liderança, etc - é grande, e os professores são protagonistas nesse trabalho, requerendo uma preparação capaz de abarcar todos os aspectos. É fundamental que isso seja considerado no projeto das IES, além do entrosamento dos professores e alunos para chegarem aos resultados.
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) é uma das instituições que está focada no projeto de implementação das DCNs. O professor doutorda UFR, Benjamim C. Mardine Acuña, compartilha uma parte do diagnóstico e do planejamento de estratégias feito pela equipe à frente do projeto. “Identificamos a necessidade de promover um treinamento para homogeneização técnica direcionada a nós, professores, tratando de conhecimentos e habilidades[...]e começamos a desenvolver um projeto de extensão não curricularizado, baseado no protagonismo dos estudantes, para que, com eles, nós professores pudéssemos revisitar as questões do Exame de Suficiência e do Enade”, explica.
Outra instituição empenhada em transitar para as DCNs com qualidade é a Universidade de Fortaleza (Unifor). Alexandra Alencar Siebra, coordenadora de curso, destaca o foco dado aos professores no processo de implementação, já avançado na universidade. “Um dos pilares mais importantes no processo de formação por competências foi, e continua sendo, a capacitação docente. A Unifor investiu consistentemente em programas de desenvolvimento profissional que buscam alinhar a prática pedagógica às exigências da formação por competências. Esse foco na capacitação contínua dos docentes assegurou que eles estivessem preparados para implementar as inovações curriculares e metodológicas, garantindo uma formação de alta qualidade para os alunos”, afirmou a coordenadora.
Guia orientativo
O prazo para que todas as IES e seus professores se adaptem às DCNs é de dois anos, partindo de 2 de maio de 2024, data em que a Resolução CNE/CES n.º 1 entrou em vigor. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) oferece um material gratuito para auxiliar as instituições a compreenderem o documento e suas especificidades.
“Este documento explicativo tem como objetivo não apenas divulgar as novas diretrizes, mas também possibilitar que os coordenadores e professores se aprofundem em seu conteúdo, compreendendo como as DCNs podem transformar o ensino contábil e preparar os profissionais para atuarem com competência e responsabilidade em um mundo em constante transformação”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina.
O guia traz essas experiências mencionadas, em relatos mais completos, e está disponível aqui.
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