Mato Grosso é o quinto estado a receber o projeto Abraçando o Controle Social

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

 

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) mostra que, em 2018, Mato Grosso é considerado o segundo estado brasileiro que promove mais ações sociais no País, perdendo apenas para Pernambuco.

Indo ao encontro dessa atuação, Cuiabá recebeu, nesta quinta-feira (4), mais uma iniciativa em prol da cidadania, o projeto Abraçando o Controle Social. Autoridades, gestores públicos e a sociedade civil organizada estiveram reunidos no Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) para o lançamento da proposta, que busca auxiliar na construção de um país mais ético e transparente.

Confira como foi os painéis do evento aqui

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, apresentou a proposta que tem como objetivo conscientizar os profissionais da Contabilidade e gestores de controle das entidades públicas sobre o papel fundamental desses atores para o funcionamento dos mecanismos de controle social, levando informações às regiões e difundindo as boas práticas.

Entre as principais ações, Zulmir explicou que a ideia é promover acordos de cooperação técnica com as instituições parceiras em todos os estados para a realização de seminários e campanhas que visem à disseminação de conhecimento relativo a temas voltados para os controles interno, externo e social.

“Este projeto representa, também, a consolidação da participação da classe contábil no que podemos chamar de uma verdadeira revolução silenciosa e pacífica que vem acontecendo no Brasil nos últimos anos e que vai fazer grande diferença quando for percebida em todos os cantos do País, que é a participação da sociedade civil no controle social da gestão pública”, ressaltou o presidente do CFC.

Na ocasião, o presidente do CRCMT, Manoel Lourenço de Amorim Silva,  explicou que a classe contábil já tem trabalhado o controle social no estado por meio  das ações do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e que o Abraçando o Controle Social chegou para reforçar essa atuação em prol da sociedade. Segundo ele, entre as atividades realizadas em 2018, o PVCC de Mato Grosso já entregou mais de sete mil quilos de alimentos ao Hospital do Câncer de Cuiabá e também atuou para incentivar a doação do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), que, de acordo com o presidente, somou R$1.332 milhão do IR do último ano.

“Vivemos um momento de grande complexidade política e não podemos nos amedrontar. É preciso empoderamento social. Somos agentes de transformação e não devemos nos acomodar e dizer que o Brasil não tem jeito. Por isso, receber o Abraçando o Controle Social é um grande passo ao desenvolvimento sustentável de nosso estado”, afirmou.

O presidente da Academia Mato-Grossense de Ciências Contábeis (AMTCICON), o contador Ivan Echeverria, também agradeceu a chegada do projeto à região: “Ações como essa fortalecem a nossa imagem como apoiadores da fiscalização das contas públicas. Temos que fazer valer a nossa força. Que sejamos agentes de transformação para um país de contas transparentes e uma gestão eficiente”.

Christian Pizzatto de Moura, secretário do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção do Estado de Mato Grosso, concluiu a abertura do evento ressaltando a importância da participação dos profissionais de Contabilidade no controle social. Para ele, a classe possui a habilidade técnica necessária para contribuir decisivamente nesse processo.

Também participaram do lançamento o ouvidor geral da Ouvidoria Geral da União, do Ministério da Transparência e Controladoria  Geral da União, Gilberto Waller Junior; Sandra Elvira Gomes Santiago representando a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); e Cassyra Vuolo, secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso.

O Abraçando faz parte de uma parceria firmada entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC); a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); e a Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).  Em Mato Grosso, além do CRCMT, o Abraçando o Controle Social também conta com o apoio do Ministério Público do Estado (MP-MT); do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT); da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT); e da Controladoria Geral da União (CGU).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.