Por CRCSP
O aprimoramento dos processos de arrecadação e de relacionamento com os profissionais da contabilidade foram temas de debate no CRCSP, nos dias 19 e 20 de junho de 2024, com o Seminário de Cobrança do Sistema CFC/CRCs. O seminário foi promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e as atividades ocorreram no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do CRCSP, com a participação da vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Wander Pinto, e os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo) também estavam presentes.
Abertura e primeiro dia de atividades
O vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, deu as boas-vindas ao público participante no primeiro dia e explicou que o seminário se insere em um plano mais amplo do Conselho Federal de Contabilidade para promover a atualização dos públicos internos, que inclui outros projetos atualmente em fase de desenvolvimento, como a Escola de Governança e Gestão do Sistema CFC/CRCs.
“Embora voltadas ao público interno, os maiores beneficiados destas ações no médio e longo prazo são os profissionais da contabilidade. A economia de recursos proporcionada pela qualificação do corpo funcional e de conselheiros permite ampliar o investimento em serviços prestados diretamente aos profissionais”, explicou Joaquim Bezerra.
A vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva, destacou que o aprimoramento contínuo e o alinhamento de procedimentos no Sistema CFC/CRCs são preocupações constante do CRCSP e dos demais Conselhos. “O CFC está de parabéns pela realização deste seminário, tão relevante e necessário para estarmos atualizados com as melhores práticas”, destacou Heloísa.
A mesa de abertura do seminário contou também com a participação do coordenador-adjunto da Câmara de Governança e de Gestão Estratégica do CFC, Haroldo Santos Filho, do integrante da Câmara, José Gonçalves Campos Filho, e do coordenador de Governança e Gestão Estratégica do CFC, Cézar Buzzin, que também destacaram a importância do aprimoramento contínuo e elogiaram a iniciativa do vice-presidente Joaquim Bezerra na idealização do seminário.
Após a abertura, foi dado início à programação técnica do seminário, com painéis sobre aspectos legais, tecnológicos e de gestão relacionados à regularização do registro dos profissionais da contabilidade e implantação de programas de regularização de débitos.
Na parte da tarde do dia 19, representantes de CRCs de todo o país compartilharam experiências de sucesso na área de cobrança de débitos e como as ações adotadas impactaram a sustentabilidade financeira das entidades e os índices de satisfação dos usuários.
Segundo dia de atividades e encerramento
No segundo dia de seminário, em 20 de junho, tiveram continuidade os painéis apresentados por representantes dos Conselhos Regionais de Contabilidade com o compartilhamento de experiências das entidades nas áreas de cobrança e relacionamento com os profissionais da contabilidade.
O vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do CFC, Joaquim Bezerra, também coordenou um debate sobre "Gestão da Dívida Ativa e Recuperação de Créditos", com a participação do coordenador-adjunto da Câmara de Governança e de Gestão Estratégica do CFC, Haroldo Santos Filho, dos integrantes da Câmara Brunno Sitônio Fialho de Oliveira e José Gonçalves Campos Filho, do coordenador de Governança e Gestão Estratégica do CFC, Cézar Buzzin, do gerente de Gestão Estratégica, Bruno Lacerda, do analista contador da Câmara de Governança e de Gestão Estratégica, Guilherme Ribeiro, e dos procuradores jurídicos do CFC, João Dantas e Rodrigo Magalhães.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.