Por Assessoria de Comunicação do CRCMT
O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT) realiza nos dias 29, 30 e 31 de outubro o maior evento da área contábil do Estado. Dois eventos serão realizados simultaneamente – a 10ª Convenção Mato-grossense de Contabilidade e o 5° Fórum de Contabilidade Pública, que vão levantar questões importantes para a profissão, repleta de desafios pelas constantes mudanças na legislação e pela necessidade cada vez maior de transparência nas contas públicas. Neste ano, a convenção traz o tema “Profissional Contábil: atualizar para evoluir com enfoque nas mudanças de legislação e aplicativos”.
O contador tem papel central no momento pelo qual passa o país. Essa é a opinião da presidente do CRC-MT, Sílvia Cavalcante, que destaca os desafios dos profissionais, especialmente os que trabalham na administração pública. “A contabilidade tem papel importante na batalha pelo uso eficiente do dinheiro público e contras as diversas modalidades de improbidade administrativa”, analisa. “O compromisso que devemos ter com a transparência no desempenho da função pública é ainda mais necessário”, reforça a presidente.
O nome mais aguardado para esta edição é o do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que vai falar sobre a “Lei da Ficha Limpa e o Poder/Dever dos Tribunais de Contas”. A Lei da Ficha Limpa, fruto da iniciativa da população brasileira, determina, entre outros critérios, a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação.
Outro painel que chama a atenção pela atualidade do tema em discussão vai ser comandado pela vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, e pela secretária estadual do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni. As duas vão discutir a “Transparência pública nas esferas municipal e estadual”. Já a doutora em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Valesca Damásio, vai falar sobre “Transparência e acesso às contas públicas” no 5º Fórum de Contabilidade Pública.
Durante o evento, será entregue o Prêmio Aecim Tocantins. Criado em homenagem ao primeiro presidente do CRC-MT, contador e professor Aecim Tocantins, pelos serviços prestados com dedicação à classe contábil mato-grossense, o prêmio visa incentivar a produção e divulgação de artigos que versem sobre o estudo e o desenvolvimento da Contabilidade, especialmente no Estado; além de reconhecer e prestigiar o esforço, a competência e a dedicação de quem busca valorizar a profissão e difundir a Contabilidade.
Programação
29/10/2015
15 horas – Credenciamento
19 horas – Solenidade de Abertura
20 horas – Muito além dos números: Desafios para Contabilidade (2015 – 2030) – Edgard Cornacchione
21 horas – Show com a cantora Ana Rafaela
30/10/2015 – 10ª Convenção Mato-grossense de Contabilidade
9h – Posição Estratégica da Contabilidade para o 3º Setor- Promotora D’Alva Rodrigues
10h – Antes e depois da Lei 12.973 – Silvio Takahashi
14h – Perito Contábil: Importância da Função Profissional – Paulo Cordeiro de Mello
15h30 – Painel: Transparência Pública nas Esferas Municipal e Estadual – Adriana Vandoni X Célia Sacramento
16h – SPED e a NF-e – Fernando Sampaio
17h30 - Apresentação Cultural – Alma de Gato
18h15 – Encerramento
30/10/2015 – 5° Fórum de Contabilidade Pública
9h – Lei da Ficha Limpa e o Poder/Dever dos Tribunais de Contas – Benjamin Zymler – Ministro TCU
10h45 – Pré-avaliação das recentes reformas na Contabilidade Pública – Prof. João Eudes
14h – A Contabilidade Pública e o procedimento de licitação – Marcos Vinícius Boaron
15h – Transparência e Acesso às Contas Públicas – Maria Valesca Damásio
16h – Apresentação cultural – Almerinda
31/10/2015
9h - Simples Nacional: Aplicação do Regime Tributário – Prof. Arnóbio Durães
10h – Entrega do Prêmio Aecim Tocantins
10h30 – Motivacional Empreendedorismo Contábil: Atualizar para Evoluir – Fabiano Brum
11h – Encerramento
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.