CRCMG: novos conselheiros e Conselho Diretor são empossados

O presidente do CFC, Aécio Dantas, prestigiou a solenidade

Assessoria de Imprensa CFC e CRCMG
Fotos: Eduardo Batista

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) realizou, no dia 18 de março, a solenidade de posse dos conselheiros eleitos para o mandato 2022/2025 e da diretoria eleita para o biênio 2022/2023 e a diplomação dos conselheiros eleitos para o mandado 2020/2023.

O evento aconteceu em Belo Horizonte, no Buffet Catharina, e foi prestigiado por cerca de 400 pessoas, entre autoridades e profissionais de diversos segmentos da contabilidade, vindos de várias partes de Minas e do Brasil.

Mesa de honra contou as presenças de líderes da classe contábil nacional e local

A mesa de honra foi composta pela presidente eleita, Suely Maria Marques de Oliveira; pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior; pela ex-presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros; pelo superintendente regional da Receita Federal do Brasil (RFB) em Minas Gerais, Mário José Dehon São Thiago Santiago; pelo presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Bruno Selmi Dei Falci; pela presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago; pelo conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Gilberto Pinto Monteiro Diniz, e por Marco Aurélio Cunha de Almeida, diretor presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) 4ª Seção Regional, representando todas as entidades contábeis de Minas Gerais e os detentores da Medalha Mérito Contábil de Minais Gerais.

A delegação do CFC contou com as presenças dos vice-presidentes,  Ana Tércia Lopes Rodrigues, José Donizete Valentina, Manoel Carlos de Oliveira Junior e Sandra Maria de Carvalho Campos.

Dando início à solenidade, a ex-presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros, realizou a diplomação dos conselheiros eleitos em 2019, para o mandato 2020/2023, tendo em vista que a entrega do diploma desses conselheiros havia sido adiada em virtude da suspensão das atividades presenciais no CRCMG, devido à pandemia.

Em seguida, a ex-presidente Rosa Barros proferiu o seu discurso finalizando o mandato junto ao CRCMG. Ela agradeceu a todos que a apoiaram em suas gestões, incluindo a família, conselheiros e membros do Conselho Diretor, destacando os anos de dedicação à frente do Conselho e a felicidade de ter a presidente Suely como sua sucessora. “As conquistas que alcançamos só foram possíveis porque tive um plenário atuante, sempre com o objetivo de modernização, para garantir o reconhecimento da essencialidade do profissional da contabilidade para sociedade.”, disse. Afirmou, ainda, que ter sido a primeira mulher a presidir o CRCMG será o fato mais lembrando. “Foi uma verdadeira virada de chave que trouxe um equilíbrio de nossa pauta diária e, agora, com a presidente Suely, entramos para a história. Parabéns a todos e desejo muito sucesso à nova gestão!”, finalizou.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, e a presidente do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira

O superintendente regional da RFB, Mário Dehon, abordou, em seu pronunciamento, a importância da parceria existente entre os contadores e a Receita Federal e se colocou à disposição do Conselho. “Juntos, somos mais eficientes para transformar esse país: contadores e nós, da Receita, no exercício da função pública, mantendo a conformidade nas ações. Devemos cumprir nosso papel e não nos esquecer de dois pilares que os conceitos mais modernos nos impõem na governança, que são a responsabilidade social e a responsabilidade ambiental.”, afirmou.

Na sequência, o presidente da Jucemg, Bruno Falci, abordou a importância da Junta para os empresários, destacando, no entanto, que quem mais usa os serviços da Junta são os contadores e que ele tem atuado para que a entidade atue de forma mais desburocratizada possível.

Já o presidente do CFC, Aécio Dantas Júnior, enfatizou, em sua fala, o crescimento da participação feminina na profissão contábil. “Não tenho dúvidas de que as mulheres são responsáveis por esse protagonismo na profissão contábil. São mais de 23.800 mulheres que trabalham com contabilidade no estado. A presença de todas vocês vem crescendo nos últimos anos, e esses avanços só foram possíveis graças à atuação de mulheres pioneiras, que derrubaram barreiras e conquistaram o seu espaço. Que esses avanços não parem e que vocês continuem a demonstrar a força e a importância da mulher no ecossistema contábil.”, disse.

Para Dantas, a classe contábil tem um grande desafio pela frente, já que a contabilidade brasileira é, atualmente, umas das profissões mais importantes no Brasil. “Temos ferramentas suficientes para contribuir com a retomada do crescimento econômico e o momento é agora! A contabilidade está mais do que nunca a nosso favor: a execução dos nossos processos está mais eficiente, temos resultados imediatos de indicadores de desempenho, o que contribui para que os gestores tomem decisões mais assertivas. O chamamento que faço a todos vocês neste ano é que busquemos nos modernizar, ainda mais, no cenário tecnológico.”, enfatizou.

Segundo ele, o lema da gestão empossada, “Foco no que conta: ações que valorizam”, vai ao encontro do que ele pensa, uma vez que os contadores são consultores, assessores, auditores, controllers, ou seja, independente do porte da empresa, há a necessidade de um contador. “É por essas e outras especificidades, que somos respeitados diariamente! A nossa linguagem é universal. Não há barreiras para o profissional da contabilidade. O nosso compromisso é encarar os desafios, tornar nossa profissão ainda mais estratégica, a partir da adoção de uma postura mais consultiva na execução das nossas atividades, e, assim, contribuir para a melhoria do ambiente de negócios brasileiro.”, declarou.

Em seu discurso, a presidente do CRCMG, Suely Marques, agradeceu a presença de todas as autoridades, familiares e amigos, contou um pouco de sua trajetória pessoal e profissional e sobre como a contabilidade surgiu em sua vida e relembrou a época em que abriu seu escritório, assim como o aprendizado e as experiências ao longo de sua carreira até chegar o dia de sua posse solene. “Vivencio, hoje, um sentimento único de realização profissional. Foi um grande aprendizado, com experiências riquíssimas e, logo eu, que vislumbrava a aposentadoria, hoje me vejo aqui, diante de tantas responsabilidades. E isso aconteceu por uma só razão: o amor à profissão. Quando amamos o que fazemos, tudo fica mais fácil, mais sereno, as adversidades se tornam contornáveis e a vida, mais leve.”, contou.

De acordo com ela, a nova gestão do CRCMG inicia 2022 com o firme propósito de impulsioná-lo a um novo patamar, considerando as preciosas lições deixadas por aqueles que a precederam. “Partindo do alicerce construído ao longo desses 75 anos de existência, pretendemos estabelecer uma relação ainda mais forte com a classe contábil do nosso estado, demonstrando para a sociedade, de forma irrefutável, a competência técnica e a essencialidade dos profissionais da contabilidade para a sustentação da saúde financeira das entidades públicas e privadas.”, disse. 

Conselho Diretor do CRCMG, gestão 2022/2023

Entre as ações e metas da gestão, a presidente destacou o investimento no desenvolvimento profissional e nas ações de relacionamento institucional, a fim de buscar parcerias junto aos órgãos governamentais. “Essa aproximação tem enriquecido os eventos do Conselho, com a presença de representantes e a disponibilização de conteúdos técnicos relevantes e fundamentais para o exercício eficaz da profissão. É a soma de recursos, de esforços e de talentos em prol da melhor e mais abrangente capacitação do profissional da contabilidade e, para isso, precisamos contar com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade, pois nosso projeto prevê metas arrojadas, que precisam de sustentação para garantir a continuidade do crescimento do CRCMG.”, ressaltou. 

Finalizando seu discurso, Suely Marques reafirmou que atuará com empenho, coragem e determinação para levar o Conselho ainda mais adiante, propondo ações assertivas e projetos que, de fato, valorizem a profissão, buscando ouvir os profissionais da contabilidade e atender seus anseios, realizando o que a sociedade espera da entidade. 

Encerrando a solenidade, foram realizados a diplomação e fotos oficiais dos conselheiros efetivos e suplentes e dos membros do Conselho Diretor.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.