Covid-19: Organizações internacionais emitem orientações

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Membros do American Institute of Certified Public Accountants (AICPA), do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) e do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) divulgaram, nesta semana, conjuntamente, a publicação Utilizando Especialistas no Ambiente de Covid-19: Incluindo Considerações por Envolver Especialistas em Auditorias de Demonstrações Financeiras.

Considerando o ambiente provocado pela pandemia de Covid-19, a publicação visa orientar contadores a determinarem quando poderá haver necessidade de utilizar os serviços de um especialista para auxiliar na realização de tarefas específicas e de outras atividades profissionais, nas empresas em que trabalham ou no atendimento aos seus clientes. A edição também destaca considerações éticas relevantes para contadores sobre a utilização de um especialista, além das circunstâncias que indicam a necessidade de um especialista durante uma auditoria das demonstrações financeiras.

A publicação foi desenvolvida pela equipe da AICPA sob a coordenação de um Grupo de Trabalho (GT) formado pelo Iesba e por entidades nacionais de padrões éticos (National Ethics Standard Setters – NSS) da Austrália, Canadá, China, África do Sul, Reino Unido e EUA. Presidido pelo Richard Fleck, vice-presidente do Iesba, o grupo de trabalho visa desenvolver recursos de apoio à implementação efetiva do Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais (incluindo padrões de independência internacional) quando os contadores enfrentam as circunstâncias criadas pela pandemia Covid-19.

Para conhecer a publicação, clique AQUI.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.