Convergência das Ipsas no Brasil é tema de palestra no 10º Cumbre de las Américas

Por Poliana Nunes
Comunicação CFC

A presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), Maria Clara Cavalcante Bugarim, discursou sobre a experiência do Brasil na adoção das Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (Ipsas), durante a 10ª edição da Cumbre de las Américas. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (11), na República Dominicana.

De acordo com Bugarim, a implementação das Ipsas no país ocorreu de maneira gradual e complexa, abrangendo não apenas a adaptação técnica das normas, mas também a capacitação dos profissionais e a modernização dos sistemas de gestão pública. “Um dos principais desafios foi preparar contadores e gestores públicos para a adoção dessas normas em suas práticas cotidianas, o que demanda um esforço contínuo de formação e desenvolvimento profissional”, disse.

As Ipsas foram elaboradas com o objetivo de estabelecer padrões contábeis de alta qualidade, conferindo a uniformização e a clareza nos relatórios financeiros de caráter geral do setor público. No Brasil, as Ipsas foram convergidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) como Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP).

Atualmente, o Brasil finalizou a adoção das Ipsas, contudo, existem processos de atualização. “Seguimos avançando, com esforços contínuos para garantir que as práticas contábeis públicas não apenas estejam alinhadas às Ipsas, mas também sejam adaptadas às necessidades específicas do nosso país. A integração das NBC TSP com as Ipsas é vista como uma maneira de fortalecer a contabilidade pública, promovendo uma gestão mais eficiente e transparente das finanças públicas”, concluiu.

A presidente do Cilea também comentou sobre o processo de implementação das Ipsas nos diversos países latino-americanos, que ocorre de forma desigual, variando de país para país conforme o contexto econômico, político e institucional de cada nação. Os benefícios, entretanto, são reafirmados a partir da maior transparência nas contas públicas e da disseminação de informações mais claras e confiáveis sobre a situação financeira e patrimonial do setor público.

 Cilea

Durante a 10ª Cumbre de las Américas, Maria Clara Cavalcante Bugarim presidiu sua última Assembleia Geral à frente da Presidência do Cilea. A atividade ocorreu nesta quinta-feira (10) e, na ocasião, Bugarim recebeu uma placa em homenagem por seu trabalho à frente do comitê.

A Assembleia contou ainda com a participação da vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria Campos, que na oportunidade representou o Presidente do CFC, Aécio Dantas; do ex-presidente do CFC, Zulmir Ivanio Breda; e do Presidente do Ibracon Sebastian Soares.

Para mais informações sobre a 10ª Cumbre de las Américas, acesse aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.