Contabilidade pela escrita: CFC celebra o Dia Nacional do Livro e a cultura literária

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

Hoje, 29 de outubro, é dia de valorizar não apenas as obras impressas, mas também o vasto universo de histórias, conhecimento e cultura que elas carregam. O Dia Nacional do Livro homenageia um dos maiores nomes da literatura brasileira, o escritor Machado de Assis, que nasceu nesse dia, em 1839. E também a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, em 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia. Uma oportunidade para que possamos relembrar a importância da leitura e da literatura na formação cultural e educacional da sociedade. Por isso, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), enquanto aliado da leitura e do conhecimento, não poderia deixar de prestigiar a data.

Os livros não são apenas fontes de entretenimento, mas sim verdadeiras ferramentas para o desenvolvimento crítico, da imaginação e do enriquecimento vocabular. Em 2023, o CFC adquiriu, via compra, 155 exemplares físicos, que agora compõem o acervo bibliográfico da sua biblioteca na sede, situada em Brasília/DF. Além disso, o acervo já conta com 9.157 títulos de livros impressos registrados, e 17.523 artigos e trabalhos apresentados em eventos. E para agregar ainda mais conhecimento ao mundo contábil, o CFC conta com um acervo digital com mais de 15 mil documentos, a grande maioria são artigos e trabalhos apresentados em eventos.

A comemoração do Dia Nacional do Livro também é o momento de celebrar as bibliotecas, escolas, livrarias e instituições culturais que se unem para proporcionar aos cidadãos acesso a um vasto acervo de obras literárias de entretenimento e de literaturas acadêmicas. Não podemos deixar de citar nomes importantes que deram ao universo da Contabilidade seus conhecimentos e técnicas, e que agora estão eternizados nos livros, são eles: João Lyra Tavares, Luca Bartolomeo de Pacioli, Roberto Dias Duarte, Ana Maria Elorrieta, Eliseu Martins, Sérgio de Ludícibus, Alkindar de Toledo Ramos, Maria Arakaki, Ilse Maria Beuren, Antônio Lopes de Sá, entre tantos outros profissionais que estão, no Brasil e Exterior, conceituando a contabilidade com suas publicações.

Entre os exemplares adquiridos pelo CFC neste ano de 2023, está o de Roger Bootle, intitulado "A economia da inteligência artificial", em que o autor responde às questões econômicas que surgem com a era dos robôs. Um tema atual, que, se já não está fazendo parte do dia a dia do profissional da contabilidade, em breve fará. Outro título é o da autora Gardênia Maria Braga de Carvalho, "Contabilidade ambiental: teoria e prática". Este livro demonstra como fatos contábeis relacionados com o meio ambiente ocorrem diariamente nas empresas de diversos ramos de atividades e devem ser contabilizados a fim de apresentar para seus usuários informações fidedignas sobre o patrimônio empresarial. Outra temática muito relevante, pois a demanda sobre os relatórios de sustentabilidade nas empresas estão cada dia mais presentes e os profissionais da contabilidade atuantes nessas áreas precisam estar atualizados.

Agora, também fazem parte do novo acervo físico do CFC os livros: "Contabilidade governamental", de Marília Cássia Teixeira e Antônio Benedito Silva Oliveira; "Gestão da inovação: uma abordagem estratégica, organizacional e de gestão do conhecimento", de Paulo Bastos Tigre; "Manual de auditoria contábil: teoria e prática", de Everson Luiz Breda Carlin e Wilson Alberto Zappa Hoog; entre outros.

Em um mundo cada vez mais digital, onde a informação flui rapidamente pelas telas de nossos dispositivos, comemorar o Dia Nacional do Livro é lembrar da importância de valorizar o papel dos livros enquanto guardiões do conhecimento, da cultura e da nossa identidade como nação. Assim como outros títulos que são técnicos e para a ampliação do conhecimento do profissional da contabilidade, o CFC recorda a vasta e rica tradição literária brasileira. Não somente Machado de Assis, mas também Clarice Lispector, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Mário Quintana, Carlos Drummond, Cecília Meirelles, Lygia Fagundes Telles, Raquel de Queiroz, Carolina Maria de Jesus, Guimarães Rosa, Cora Coralina, Paulo Coelho, entre outros escritores que, enquanto leitores, foram inspirados, e, como escritores, conquistaram leitores em todo o mundo.

Portanto, aproveite o dia de hoje, pegue um livro, impresso ou digital, e mergulhe em um novo mundo de histórias, conhecimento e até mesmo de imaginação.  Afinal, um país que lê é um país que prospera.

Confira o acervo bibliográfico da Biblioteca do CFC (https://biblioteca.sophia.com.br/4735/).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.