Por Lorena Molter
Comunicação CFC
O Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP) realizou, nos dias 6 e 7 de junho, a sua 56ª reunião. O encontro aconteceu na plenária do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), localizada em Brasília/DF. A atividade englobou assuntos como atualização de normas e participação de representantes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) no Comitê, entre outros temas. O grupo possui, em seu histórico, a realização de ações importantes – não apenas para o mundo contábil, como também para o país. Um exemplo disso foi o intenso trabalho de convergência das normas do setor público aos padrões internacionais.
Nessa reunião, também estiveram em pauta temáticas como a proposta de desenvolvimento de um livro do CP CASP e a emissão de um pacote de pronunciamentos pelo International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb) – IPSAS 45, 46, 47 e 48. O Comitê ainda iniciou as discussões sobre proposta de elaboração do Comunicado Técnico – Evidenciação Notas Explicativas.
Durante o encontro, foi informado que o CFC enviou um ofício-circular aos CRCs para indicação de representantes para a reunião do CP CASP, como coordenadores ou demais membros de comissões, grupos de estudos ou assemelhados que tratam da área pública. Os participantes dos Regionais agradeceram a oportunidade, apresentaram dificuldades locais e contribuíram com sugestões para aprimorar o andamento dos trabalhos voltados para a área pública.
A representante do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) e coordenadora adjunta da Comissão Técnica de Estudos relacionados à Contabilidade Aplicada ao Setor Público desse Regional, Germane Sacerdote, assim como membros de outros CRCs, destacou a importância dessa aproximação do Conselho com o profissional que atua no setor público.
O conselheiro Antônio Carlos Sales Ferreira Júnior falou sobre os benefícios e as contribuições de ter na reunião contadores de diferentes estados. “Receber os representantes das Comissões Regionais dos CRCs na reunião ordinária do CPCASP foi um momento significativo e uma oportunidade única para promover a integração entre as comissões de forma ainda mais efetiva. Juntos, impulsionamos a Contabilidade Pública, disseminamos as melhores práticas em todo o país e contribuímos para o aperfeiçoamento e a divulgação das normas contábeis do setor público”, afirmou.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.