CRCSP: Conselho Regional da Contabilidade lança livro em comemoração a 70 anos de existência

Por Denise Kelen - Comunicação CRCSP

Obra retrata a história da Contabilidade, sob o ponto de vista de quem a viveu; profissão é uma das que mais mudou com o advento da tecnologia

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) completa 70 anos de existência no próximo dia 14 de dezembro e, para comemorar a data, fará o lançamento do livro Casa do Profissional da Contabilidade - Os 70 anos do CRCSP.

A obra conta a história da Contabilidade nas últimas sete décadas sob o ponto de vista de quem a viveu. São mais de 30 depoimentos de grandes profissionais contábeis e de colaboradores que já contribuíram ou que ainda atuam na entidade.

Para o Conselho, além de marcar os 70 anos do CRCSP, este livro é uma bela homenagem aos mais de 150 mil profissionais da contabilidade registrados hoje no Estado de São Paulo.

“Ao ler os depoimentos dos profissionais que compõem este livro, enxergamos a Contabilidade paulista e o CRCSP sob diferentes olhares, porque são diversas as vivências, as idades e as experiências. Mas a sensação é sempre a mesma: entusiasmo, admiração e amor pela Contabilidade”, diz o presidente do Conselho, Gildo Freire de Araújo.

“Quantas mudanças aconteceram desde aquele 14 de dezembro de 1946, quando ilustres personalidades da Contabilidade da capital e do interior se reuniram para fundar o Conselho paulista”, completa.

O livro estará disponível em versão online, no portal do CRCSP – www.crcsp.org.br.

Celebração dupla

Em 2016, a Contabilidade também completou 70 anos de regulamentação da profissão no Brasil.

Em 27 de maio de 1946, foi promulgado o Decreto-Lei n.º 9.295, que regulamentou a profissão contábil em todo o país e permitiu a criação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), que compõem o Sistema CFC/CRCs.

A legislação definiu também as prerrogativas das entidades, que são o registro e a fiscalização da profissão. Com a promulgação da Lei n.º 12.249, de 11 de junho de 2010, foram feitas atualizações na regulamentação da profissão e a promoção da educação profissional continuada passou a ser mais uma das prerrogativas do Sistema CFC/CRCs.

“A profissão segue evoluindo. As Normas Brasileiras de Contabilidade foram convergidas ao padrão internacional, a Contabilidade Pública tem ganhado destaque e novos nichos vão surgindo como a contabilidade ambiental e a análise das prestações de contas eleitorais”, comemora o presidente do CRCSP.

Segundo Gildo Freire de Araújo, a Contabilidade é uma das áreas que mais sofreram transformações na passagem do século 20 para o 21, com o advento da tecnologia. “Reconhecida como fundamental para a saúde das empresas,  a Contabilidade vive hoje um de seus melhores momentos de ascensão no mercado de trabalho, devido a uma grande demanda nas organizações. Isso tem provocado melhora na remuneração. O profissional está presente em todos os segmentos da atividade econômica e é indispensável nos negócios”.

A história do CRCSP em números

O CRCSP passou a registrar os profissionais em 1947. Naquele ano eram 2.224. Em novembro de 2016 são 151.154. Apenas 74 mulheres estavam registradas em 1947; hoje estão registradas 62.181 mulheres.

Serviço:

Evento: Lançamento do livro Casa do Profissional da Contabilidade - Os 70 anos do CRCSP.

Data: 12 de dezembro de 2016.

Horário: 19h.

Local: sede do CRCSP.

Endereço: Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.