Conheça as Vice-Presidências do CFC: Vice-presidência Técnica

Durante este mês, o Conselho Federal de Contabilidade apresenta uma série de oito entrevistas com os vice-presidentes que integram o novo Conselho Diretor da entidade, eleito para o biênio 2018-2019. As entrevistas traçam um breve perfil de cada um dos vice-presidentes e suas respectivas Vice-Presidências, apresentando alguns dos projetos atuais e futuros. A segunda entrevista é com o vice-presidente Técnico, Idésio Coelho.

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Vice-Presidência Técnica: a evolução das normas de contabilidade

A Vice-Presidência Técnica do CFC tem por competência examinar e emitir parecer técnico-contábil não afeto a outras Câmaras, especialmente os relativos às Normas Brasileiras de Contabilidade e aos princípios da Contabilidade. Na função de órgão deliberativo específico, a Câmara Técnica é integrada por seis conselheiros efetivos e igual número de suplentes, coordenados pelo vice-presidente Técnico, na qualidade de membro efetivo.

No cenário contábil internacional, a Vice-Presidência Técnica acompanha as ações de organismos internacionais, como a International Federation of Accountants (fac), o Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), a International Standards of Accounting and Reporting (Isar), o International Accounting Standard Board (Iasb), o Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (Glenif) e a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC). Esse trabalho tem o objetivo de discutir, no âmbito internacional, as práticas contábeis, de forma a manter o Brasil atualizado quanto às tendências da profissão contábil.

A Vice-Presidência Técnica possui, também, grupos de trabalho que tratam das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas aplicadas ao Setor Público (NBCT SP); analisa as normas do Iasb, de auditoria governamental, de informação de natureza ambiental, de cooperativas, de entidades sem fins lucrativos, de contratos de concessões e de organismos internacionais. Além disso, possui comissão especial de revisão das NBCs.

Hoje a Vice-Presidência Técnica tem à frente o contador Idésio Coelho, eleito, em janeiro deste ano. Com larga experiência nas questões relacionadas ao processo de convergência das normas de contabilidade, é coordenador de Operações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e atualmente integra organismos internacionais, como, por exemplo, a International Federation of Accountants (Ifac).

 

Além de Idésio Coelho, compõem a Vice-Presidência Wellington do Carmo Cruz (BA), coordenador da Câmara Técnica; Silvia Mara Leite Cavalcante (MT); Regina Célia Nascimento Vilanova (PA); Aloísio Rodrigues da Silva (MT); Marcelo Cavalcanti Almeida (RJ); e Angela Andrade Dantas Mendonça (SE).

Confira, nesta entrevista com o vice-presidente Técnico  quais são os desafios e os principais projetos da da Vice-Presidência .

Quais são os principais projetos da Vice-Presidência?

Idésio Coelho - As principais atividades da Câmara Técnica incluem a gestão do processo de Convergência da Contabilidade Aplicado ao Setor Público e ao Setor Privado, incluindo os aspectos de Auditoria Governamental, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o apoio a grupos de estudos e de trabalho para normatização contábil, o Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE) e o intenso relacionamento com organismos internacionais.

Quais são os seus desafios à frente da Vice-Presidência Técnica?

Idésio Coelho - Os desafios incluem trabalhar para a manutenção do processo de convergência das normas de contabilidade e auditoria, tanto no setor público quanto no setor privado. Além disso, existe o desafio da expansão do relacionamento com os principais reguladores do mercado financeiro, de capital e outros. Por fim, reforçar a importância da profissão, com temas vinculados à ética e ao controle das finanças publicas. Também faz parte da nossa agenda, apoiar e preparar os profissionais para as transformações tecnológicas.

Quem é Idésio da Silva Coelho Júnior

Especialista em atividades de abertura de capital de empresas no Brasil e no exterior, em controle de qualidade e em atividades de inspeção de firmas de auditoria, na EY Brasil, atua como sócio do Comitê Executivo e líder para Gestão de Riscos, Questões Regulatórias e de Conformidade.

Idésio é coordenador de Operações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC), conselheiro de Administração da International Federation of Accountants (Ifac) e membro do Comitê de Auditoria da International Federation of Accountants (Ifac).

Mais informações sobre a Vice-Presidência Técnica podem ser obtidas pelo e-mail técnica@cfc.org.br. Para consultas sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade, acesse o link.

 

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.