Conheça as mulheres que representam as contadoras no Conselho Diretor do CFC

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

Atualmente, o Sistema CFC/CRCs possui cerca de 225 mil profissionais da contabilidade do gênero feminino. Desse grupo, três contadoras representam as mulheres, em nível nacional, no Conselho Diretor do Conselho Federal de Contabilidade (CFC): as vice-presidentes Ana Tércia Rodrigues (Técnica), Sandra Maria de Carvalho Campos (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Vitória Maria da Silva (Controle Interno). Cada uma com as suas jornadas pessoais e os seus conhecimentos profissionais inspiram outras mulheres e garantem ainda mais voz e representatividade às suas colegas de profissão.

Ana Tércia Rodrigues possui um papel triplo quando o assunto é o fortalecimento da mulher na sociedade. Há cerca de 30 anos, a vice-presidente Técnica do CFC é professora universitária em cursos de graduação e de pós-graduação. A atuação da contadora na docência é mais do que um canal de motivação e de encorajamento das alunas que queiram seguir o mesmo caminho. Como professora, ela influencia o desenvolvimento da Contabilidade, justamente por preparar e formar aqueles que entrarão no mercado de trabalho.

O segundo ponto que merece destaque que na biografia de Ana Tércia é a sua história como líder classista. A profissional foi a primeira presidente mulher do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). Atualmente, ocupa a Vice-Presidência Técnica do CFC, contribuindo para a edição e o desenvolvimento de normas contábeis que disciplinam a atividade em todo o país.

A contadora também é inspiração. A profissional é mulher, negra e líder, um exemplo para jovens e adultas que sonham em conquistar cada vez mais espaços expressivos na sociedade. Ana Tércia, inclusive, é uma das embaixadoras da Rede de Contadoras Negras (Recon), grupo que incentiva estudantes e profissionais da contabilidade a crescerem em suas profissões. Atualmente, a rede conta com cerca de 60 participantes de todas as regiões brasileiras, que trocam experiências profissionais e pessoais de modo on-line, fortalecendo-se e crescendo juntas.

A profissional pontua os impactos das conquistas das mulheres para o fortalecimento feminino. “Cada uma que rompe uma barreira vai compondo um mosaico de protagonismos e incentivando outras mulheres a sonhar alto", afirma.

Outra personagem de destaque do Sistema CFC/CRCs é responsável por um dos pilares dos conselhos de classe: a Vice-Presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina. Nessa posição, a contadora Sandra Maria de Carvalho Campos exerce uma atividade que vai além da Contabilidade, sendo essencial para a proteção e os cuidados dos interesses da sociedade e para o desenvolvimento sustentável do país. A partir do trabalho liderado pela profissional, a população de todo o país é beneficiada, garantindo a prestação de serviços por profissionais qualificados e habilitados a prestarem os serviços contábeis.

Sandra Campos também é uma liderança classista com longa experiência. Ela é a primeira mulher de Minas Gerais (MG) a compor o Conselho Diretor do CFC. No seu currículo, também consta a Vice-Presidência de Administração e Planejamento do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (MG), no biênio 2018/2019. Atualmente, ela cumpre o segundo mandato na Vice-Presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina no CFC.

Assim como Ana Tércia, a contadora também tem experiência em docência, sendo exemplo para outras mulheres e contribuindo para a capacitação dos profissionais da contabilidade e para a evolução da profissão no Brasil.

A vice-presidente celebra o respeito e o espaço que as mulheres têm na Contabilidade. “Temos a sorte de ter uma profissão em que o fator sexo não é preponderante. Em cerca de 40 anos de formada, nunca percebi ou sofri discriminação na minha profissão por ser mulher. Até nisso a Contabilidade se destaca: nela o que vale é a competência e, não, o sexo do profissional”, ressalta.

Pioneira. Esse é um adjetivo que classifica a vice-presidente de Controle Interno do CFC, Vitória Maria da Silva. A contadora abriu caminho para que outras profissionais da contabilidade pudessem sonhar e conquistar posições de liderança no mundo contábil. Com cerca de quatro décadas dedicadas à Contabilidade, foi a primeira mulher eleita presidente do Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro (Sindicont-Rio). Ao dar continuidade à sua carreira classista, foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) por dois mandatos (2014-2015 e 2016-2017) e, no momento, está na segunda gestão à frente da Vice-Presidência de Controle Interno do CFC.

A dedicação da contadora rendeu frutos, o que levou Vitória Maria a conquistar diferentes condecorações, como a Medalha Tiradentes, o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, a Medalha Pedro Tobias, a Medalha Mérito Contábil Professor Orlando Martins Pinto – maior honraria prestada aos profissionais da contabilidade do Estado do Rio de Janeiro –, o Troféu Amigos da Classe Contábil do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI) e o Troféu SINDICONT-Rio. Ela também foi eleita Personalidade do Ano de 2015 pela Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp).  

Com espírito motivador, a contadora convida outras mulheres a ocuparem os seus espaços. "Aos poucos, a sociedade está reconhecendo o nosso valor. O importante é não desistir. Avante companheiras, o espaço é nosso!", conclama.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.