Por Maria do Carmo Nóbrega
Comunicação CFC
Um dos eventos mais aguardados da área contábil, o Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), que já está na sua 17ª edição, teve início na tarde de hoje (29), na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo/SP, e contou com as presenças de importantes nomes da Contabilidade.
Compuseram a mesa de abertura a vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues, que representou o presidente Aécio Prado Dantas Júnior, e a Diretoria da Anpcont, composta dos professores doutores Edilson Paulo (UFSC) - Diretor Presidente; Delci Grapégia Dal Vesc (Unioeste) - Diretora Científica; Marcelo Botelho de Costa Moraes (USP-RP) - Diretor de Relações Institucionais da Anpcont; e Simone Leticia Raimundini Sanches (UEM) - Diretora Administrativo-Financeira.
Com o patrocínio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), as sucessivas edições desses eventos têm por objetivo integrar a comunidade acadêmica, constituindo-se como um meio de divulgação da produção técnico-cientifica na área de contabilidade.
A programação prevê até o dia 1º/12 uma série de palestras, painéis e workshops relacionados a diversos temas, como, por exemplo, Auditoria e Tributos, Contabilidade Financeira e do Setor Público; Educação e Pesquisa em Contabilidade; e Diversidade e Inclusão no Contexto Organizacional e Contábil. Ainda estão sendo apreciados cerca de 500 artigos pelo Comitê Científico do Congresso.
Em sua fala, o presidente da Anpcont, Edilson Paulo, disse que a associação está cada vez mais forte por causa de cada um dos profissionais da contabilidade, que, de alguma forma, tem colaborado com a academia, a ciência e a educação. Ressaltou que o objetivo desses eventos é contribuir com o desenvolvimento econômico e social, a sustentabilidade e a igualdade social. “Enquanto Nação, só conseguiremos uma sociedade melhor e justa com dedicação e trabalho e, no nosso caso, com ciência. Se desejamos desenvolver esse país, precisamos interiorizar as oportunidades. A contabilidade e a academia podem e devem participar desse processo em conjunto com as diversas organizações de relacionamento”, disse.
A vice-presidente Técnica do CFC, por sua vez, falou da importância da 17ª da Anpcont. Ao resgatar a história do evento, revelou que participou da primeira edição em Gramado/RS e que de lá para cá, muitas coisas mudaram. “Éramos apenas um subsegmento dento da Anpad e hoje temos o nosso evento, que se renova a cada ano nas suas temáticas e conteúdos”, disse. Ana Tércia ressaltou que o Sistema CFC/CRCs não está parado no tempo, especialmente diante das tendências e do que o mercado apresenta todos os dias, seja por inovação, seja por necessidade de novas tecnologias.
A vice-presidente destacou ainda uma notícia que considera muito promissora para a profissão. Trata-se da aprovação da Resolução CFC n.º 1.710, de 2023, que sinaliza a adoção antecipada das normas de sustentabilidade IFRS S1 e S2. Segundo ela, o CFC reconhece nessa resolução a responsabilidade técnica dos contadores para assinar os relatórios de sustentabilidade e a asseguração das informações oriundas desses respectivos relatórios. “Não vejo profissionais mais capacitados e mais preparados para assumir essa responsabilidade, e temos que fazer isso com muita qualidade”, disse.
Ao final, Ana Tércia convidou todos a participar do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Balneário Camboriú/SC, de 8 a 11 de setembro de 2024, quando foi exibido o vídeo do evento.
Na abertura, estiveram presentes também o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Donizete Valentina, ex-presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda.
O Congresso Anpcont - organizado pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), tem por objetivo integrar a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, representando um meio de divulgação da produção técnico-científica na área das Ciências Contábeis. O evento busca estabelecer uma ligação entre estudos acadêmicos e aplicações em organizações e possibilita aos participantes conhecerem os distintos enfoques dos estudos nas Ciências Contábeis.
O evento foi concebido pela Anpcont, entidade fundada em janeiro de 2006, que tem como meta atuar na área de educação, congregando e representando as instituições brasileiras que mantêm cursos de mestrado e de doutorado em Ciências Contábeis. O Conselho Federal de Contabilidade apoiou a criação do Congresso da Anpcont.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.