Comitê apoiado pela Ifac abre consulta sobre fraude e continuidade em auditoria de demonstrações financeiras

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
Com informações da Ifac

O International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb), Comitê apoiado pela International Federation of Accountants (Ifac), abriu, neste dia 15, uma consulta pública sobre Fraude e Continuidade Operacional em Auditoria de Demonstrações Financeiras: Explorando as Diferenças entre as Percepções Públicas sobre o Papel e as Responsabilidades do Auditor em uma Auditoria de Demonstrações Financeiras. A consulta ficará aberta às sugestões até 12 de janeiro de 2021.

De acordo com o texto publicado na página do Iaasb (https://www.iaasb.org/), como o papel do auditor em relação à fraude e à continuidade nas auditorias de demonstrações financeiras continua a receber grande atenção do público, amplificado por falhas corporativas de alto perfil nos últimos anos, o Comitê reconheceu a necessidade de explorar melhor esses tópicos.

O documento disponibilizado para discussão tem o objetivo de reunir perspectivas de uma ampla gama de partes interessadas em todo o ecossistema de relatórios financeiros sobre o papel do auditor em relação à fraude e à continuidade em auditoria de demonstrações financeiras.

“Questões relacionadas à fraude e à continuidade são levantadas consistentemente como áreas que requerem atenção e melhoria potencial para aumentar a confiança nas auditorias. Esses dois tópicos são prioridades em nossa estratégia e plano de trabalho divulgados recentemente”, disse o presidente do Iaasb, Tom Seidenstein.

O Iaasb também vai realizar uma mesa-redonda, em 28 de setembro, que irá explorar as expectativas a respeito de fraude e continuidade. A discussão será transmitida, ao vivo, no canal do YouTube do Iaasb.

Os stakeholders podem enviar comentários ao documento por meio do botão “Enviar um comentário” on-line.

Para mais informações, acesse a página do Iaasb.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.