Comissão vai incentivar a realização de eventos sobre Perícia Contábil

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

Eventos são importantes para dar conhecimento ao CNPC

A Comissão para tratar do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Sistema CFC/CRCs se reuniu pela primeira vez nessa quinta-feira (19/5), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília. O objetivo era alinhar a atuação do grupo responsável por validar as inscrições dos interessados em participar do cadastro.

O grupo é formado por 14 peritos de todas as regiões do País e diversas áreas de atuação. Os profissionais da contabilidade interessados em participar do CNPC fazem seu cadastro no site, comprovam a experiência e os participantes do grupo conferem a veracidade e pertinência das informações apresentadas pelos profissionais. “É um trabalho voluntário e de muita responsabilidade, mas toda a comissão tem um compromisso muito grande com a perícia. São pessoas que dedicam sua vida à profissão”, afirma a conselheira Sandra Batista, coordenadora do grupo.

O CNPC foi criado em março, com o objetivo de oferecer à sociedade e ao Poder Judiciário uma lista de profissionais qualificados. “O Novo Código do Processo Civil determina que os Tribunais mantenham um cadastro de peritos e que para construir esse cadastro deve realizar uma consulta pública e consulta direta aos conselhos de classe. O CFC se antecipou e criou o CNPC”, afirma Sandra.

A coordenadora fez um breve relato sobre a participação do CFC na audiência pública do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 11/5. Na ocasião, Sandra Batista apresentou o CNPC aos participantes do Conselho e reforçou a pertinência e consonância com o novo Código do Processo Civil. Ela também informou que as contribuições do CFC à minuta do CNJ que regulamenta o cadastro do judiciário, foram encaminhadas conforme rito da audiência pública.

Os participantes da reunião sugeriram aprimoramentos no sistema de validação das inscrições e pediram que o grupo apoie e divulgue eventos relacionados à perícia contábil. “Hoje, conversando entre nós, ficamos sabendo de vários fóruns, simpósios e eventos relacionados à Perícia e que é importante participarmos. Sugerimos, então, que essa comissão seja divulgadora e apoiadora desses eventos”, disse a perita Grace Gehling. Sandra complementou que esses eventos são de fundamental importância para divulgação do CNPC. “Participei de alguns eventos falando sobre o CNPC e o aumento de inscritos nos dias que seguem é significativo”.

Hoje o cadastro já tem mais de 300 profissionais e há 1.200 em fase de conclusão da inscrição. “Todos os Estados já têm peritos aptos a atender. Em muitas comarcas o poder judiciário tem dificuldade em identificar o perito e a sua área técnica de atuação. Com o CNPC o juiz terá, em três cliques, essa identificação”, afirma Sandra.

Participaram da reunião Adilson Silva, da Bahia, Adriel Ziezeinr, do Rio Grande do Sul, Edson Rodrigues, coordenador de Registro do CFC, Fernando Guarany, do Distrito Federal, Grace Gehling, do Rio Grande do Sul, Julio Cesar Carlos, do Goiás, Marcelo Barreto, do Distrito Federal, Paulo Cordeiro de Mello, de São Paulo, Ril Moura, do Rio de Janeiro, Sandra Batista, do CFC, Sandra Elvira, de Sergipe e Suely Serrati, de São Paulo.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.