Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
A comissão nacional e os coordenadores estaduais do programa CFC Voluntário estão reunidos na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para participar do treinamento e capacitação no programa Acredita no Primeiro Passo. Criado pelo governo federal, o programa é destinado a auxiliar famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, a melhorar de vida por meio do trabalho e do empreendedorismo.

As atividades tiveram início na manhã desta terça-feira (02), com a palestra do diretor do Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho da Secretaria de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Saumíneo Nascimento. O diretor apresentou um panorama do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, e as possibilidades de atuação do profissional da Contabilidade no programa Acredita no Primeiro Passo.
“A inscrição no CadÚnico possibilita que famílias tenham acesso à diversos benefícios sociais. Para se ter uma ideia do nosso panorama, o Distrito Federal possui a maior renda per capita do país, mas também lidera o percentual de pessoas que se inscreveram no CadÚnico entre dezembro de 2019 a julho de 2025”, explicou Saumíneo Nascimento.
De acordo com o diretor do MDS, o público do CadÚnico é diversificado, mas o programa Acredita no Primeiro Passo foi desenvolvido para atender as diversas realidades. Ele é estruturado em três eixos centrais – acesso ao emprego, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo. “O CFC pode nos ajudar na preparação para o trabalho, na estratégia de qualificação, elevando também o conhecimento sobre a educação financeira, que hoje é fundamental no nosso país. O apoio ao empreendedorismo também será muito discutido durante as nossas oficinas. Há uma necessidade de promover a educação empreendedora, uma educação financeira para que o negócio seja sustentável”, disse.
Ferramentas de auxílio
Após a fala de Saumínio, o representante do Sebrae, João Silvério Júnior, conduziu a palestra Planejamento Financeiro para o Microcrédito. Na ocasião, foi apresentada a ferramenta Planejadora Sebrae, destinada a auxiliar as finanças dos empreendedores. “É um planejador financeiro na versão web, que tenta facilitar tudo aquilo que a gente fala de finanças, de matemática financeira. A planejadora traz a questão do planejamento muito forte, mais orientado para o crédito, se esse for o caminho inevitável, disse.
De acordo com João Silvério, a expectativa é que essa ferramenta sirva de apoio também para os profissionais da contabilidade durante o atendimento aos empreendedores.
As atividades de treinamento e capacitação destinadas aos representantes do CFC Voluntário se estenderão até amanhã, 3 de setembro, com oficinas e novas palestras. Para a coordenadora do CFC Voluntário, Gercimira Rezende, o encontro representa um avanço na missão do voluntariado. “Essa missão é desafiadora, mas também gratificante. Vamos liderar iniciativas que transformam realidades, ampliam oportunidades e dão sentido prático ao compromisso social da nossa profissão. Formamos uma grande equipe, uma grande rede unida pelo unidos pelo propósito de servir, apoiar e multiplicar o impacto do voluntariado contábil em todo o Brasil”.
A vice-presidente de Política Institucional do CFC, Dorgivânia Arraes, também participou das atividades de abertura do treinamento e lembrou: “Hoje nós vamos brindar cada estado do Brasil com cursos e palestras sobre o programa Acredita no Primeiro Passo. Eu literalmente acredito que são ações como essa que a gente vai contribuir para que o nosso país se desenvolva mais e mais. Muitas vezes a gente já esteve nesse lugar de cada cidadão que está lá cadastrado no CadÚnico. E nós somos responsáveis por tirá-lo de lá, por dar a mão e dizer: você pode empreender”, finalizou.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.