CNCP: painel analisa uso da IA no setor público

Comunicação CFC

Os benefícios e os desafios da aplicação de novas tecnologias no setor público foi tema de um dos painéis da Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP). A exposição aconteceu, na tarde desta quarta-feira (19), em Aracaju/SE, e reuniu profissionais da contabilidade de todo o país.

Na ocasião, o público pôde conhecer novas perspectivas para o desempenho dos trabalhos na Contabilidade Pública por meio do painel que teve como tema Contabilidade Pública Inteligente: Aplicações e Desafios da IA no Setor Público. A apresentação do assunto foi realizada pelo contador, professor e empresário contábil, João Scaramelli, e pelo Secretário de Orçamento e Finanças do TJPI e idealizador do sistema SOFia, iniciativa de inteligência artificial aplicada à gestão pública, Roosevelt dos Santos Figueiredo. A moderação ficou a cargo do conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Valmir Leôncio.

A CNCP
Em sua 1ª edição, a Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP) inaugura um novo espaço para o debate sobre a gestão pública no Brasil. Idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Academia Sergipana de Ciências Contábeis, a conferência acontece nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, no Salles Multieventos, em Aracaju/SE. O evento reúne gestores públicos e profissionais das áreas de Finanças, Administração, Planejamento, Contabilidade e Controle. Com o mote “Governança e transparência para uma gestão pública inovadora e sustentável”, o encontro propõe reflexões sobre os rumos da contabilidade pública e seus impactos na administração contemporânea.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.