CNCP: desafios e avanços do Brasil na convergência às IPSAS ganham destaque no debate

Por Larissa Correa
Comunicação CRCRJ

A programação do primeiro dia da Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP) começou com uma discussão central para o futuro da gestão pública: os avanços e desafios do Brasil na convergência às IPSAS, normas internacionais que padronizam a contabilidade aplicada ao setor público e buscam elevar a transparência, a comparabilidade e a qualidade das informações governamentais.

A palestra de abertura do Palco Abaís foi conduzida pela professora Patrícia Varella, referência nacional em harmonização contábil e integrante do IPSASB. Ela destacou que o país avança, mas ainda enfrenta obstáculos desde a adaptação das normas, elaboradas originalmente em inglês, até sua implementação prática. “Não basta traduzir; é preciso interpretar e ajustar ao nosso arcabouço legal”, afirmou e lembrou que a adoção plena exige sistemas mais robustos, investimentos e atuação integrada entre áreas da administração pública.

Mediador do debate, Wellington Cruz, presidente da Comissão de Contabilidade Pública da AIC, reforçou que a adoção das IPSAS tem impacto imediato na transparência das contas públicas, oferecendo segurança a organismos internacionais, financiadores e à sociedade. Segundo Cruz, o Brasil ocupa posição de destaque. “Os organismos internacionais enxergam o país como uma potência”, afirmou e destacou que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) já atualizou 90% das normas brasileiras convergentes e que o país deverá alcançar alinhamento total até 2026.

Com foco técnico e visão estratégica, a abertura do Palco 3 evidenciou o papel das IPSAS na modernização da Contabilidade Pública e na consolidação de práticas governamentais mais claras, confiáveis e comparáveis.

Em sua 1ª edição, a Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP) inaugura um novo espaço para o debate sobre a gestão pública no Brasil. Idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Academia Sergipana de Ciências Contábeis, a conferência acontece nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, no Salles Multieventos, em Aracaju/SE. O evento reúne gestores públicos e profissionais das áreas de Finanças, Administração, Planejamento, Contabilidade e Controle. Com o mote “Governança e transparência para uma gestão pública inovadora e sustentável”, o encontro propõe reflexões sobre os rumos da contabilidade pública e seus impactos na administração contemporânea.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.