Cilea realiza reunião na sede do CFC no próximo dia 15

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

O Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea) estará reunido, no próximo dia 15 (terça-feira), na sede do CFC, em Brasília (DF), para tratar do plano estratégico da entidade para os próximos anos.

De acordo com o primeiro vice-presidente do Cilea, Gustavo Gil Gil, um dos pontos mais importantes que será discutido na reunião será a eleição do novo Conselho Diretivo para o biênio 2016-2018. “O novo presidente eleito apresentará sua visão e prioridades sobre o plano de trabalho, incluindo o Planejamento Estratégico para o período 2016-2020”, avisa Gil. O vice-presidente está presidindo interinamente o Comitê após o falecimento do presidente da entidade, o contador português António Domingues de Azevedo, em setembro deste ano.

O vice-presidente afirma que é grande a expectativa para a reunião que acontecerá na próxima semana. “Esperamos que todos os países que compõem o Ciela renovem o seu compromisso de trabalho, a fim de permitir o desenvolvimento de uma série de atividades e ações que contribuam com a missão e a visão do Comitê”, diz Gil.

Os órgãos que mantêm parceria com o Cilea no Brasil são o Conselho Federal de Contabilidade e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). O ex-presidente do CFC (1994-1997) e ex-presidente do Cilea (2005-2007), José Maria Martins Mendes, é, atualmente, vice-presidente do Comitê, representando o Brasil. Para o contador, “o Cilea tem uma representação muito forte no cenário contábil mundial, e o trabalho que é realizado tem impacto direto em todos os países envolvidos”, afirma Mendes.  Os países que compõem o Cilea são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, França e Porto Rico.

Já o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, reforça a importância da participação do Brasil em parceria com os organismos internacionais. “Tenho certeza de que a nossa contribuição está auxiliando o fortalecimento da profissão no mundo”, afirma Coelho.

Criado em 1996, durante o XXX Congresso Nacional de Revisores Oficiais de Contas, em Veneza, Itália, o Cilea tem como missão promover a comunicação entre os países latinos, com o objetivo de estabelecer orientações comuns no processo de harmonização das políticas econômica e de contabilidade dentro da globalização.

O Comitê atua no estudo dos padrões profissionais e técnicas em vigor em cada país, promovendo ampla divulgação; harmoniza, dentro das limitações impostas pelas leis e regulamentos de cada país, normas e práticas nos campo de todos os países da Comissão; aconselha os governos dos países membros, bem como o seu cumprimento regulamentar e promove a discussão de questões que contribuem para o progresso das profissões de ciências econômicas e financeiras.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.