CFC realiza Talk Show Reforma Tributária em Debate

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou nesta terça-feira (13), o “Talk Show Reforma Tributária em Debate”. O evento aconteceu em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CFC e pelo Zoom para inscritos.

A abertura foi realizada pela vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Campos. A moderação do debate foi conduzida pela conselheira da Câmara Técnica do CFC, Angela Dantas e a argumentação ficou a cargo do diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), Nelson Machado; do diretor da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Diogo Chamun; e do coordenador-adjunto da Câmara Técnica do CFC, Wellington Cruz.

Na oportunidade, Angela Dantas destacou a importância dos profissionais da contabilidade para a reforma tributária no país. A conselheira também lembrou sobre o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira (FPMCB) que será realizado nesta quarta-feira (14). 

 De acordo com o diretor do CCiF a atual proposta da reforma tributária está “madura” para ser debatida e aprovada no Congresso Nacional, porque é fruto de um árduo trabalho realizado ao longo de oito anos. 

“Hoje, não precisamos mais falar sobre a importância da reforma tributária, essa simplificação não é simplesmente juntar cinco impostos em um só, são vinte e sete legislações de ICMS”, pontuou Nelson Machado.  

Na sequência, Wellington Cruz reafirmou que a sociedade brasileira está em uma fase amadurecida e consegue reconhecer a necessidade da reforma tributária. “O que não pode haver é o aumento da carga tributária. A população já sabe da importância da reforma e da simplificação que ela vai proporcionar”, disse.    

Ainda na ocasião, Diogo Chamun destacou os processos técnicos da contabilidade que estão envolvidos na reforma tributária. Para ele, o excesso e a complexidade dos impostos aplicados no Brasil dificultam até mesmo a arrecadação de recursos para estados e municípios.

Vale ressaltar que os participantes que realizarem prévia inscrição e acompanharam por meio do link específico do evento na plataforma Zoom, ou presencialmente, receberão certificado. 

Para assistir a transmissão, na íntegra, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.