CFC realiza live sobre o Exame de Suficiência

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

Na noite de quinta-feira (16), os inscritos para a primeira edição do Exame de Suficiência 2020, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), puderam esclarecer suas dúvidas sobre a prova. Em live transmitida pelo canal do CFC no YouTube, a vice-presidente de Registro, Lucélia Lecheta, e a gestora de concursos, processos seletivos e exames da Consulplan, Leiziany Rubim, falaram sobre os principais pontos envolvendo o novo modelo do exame, que será a distância.

Durante a live, foram abordados assuntos como datas e prazos, composição da prova, segurança e divulgação de resultados. No encontro virtual, também foi esclarecido quem poderá participar do certame e ainda como os inscritos devem comunicar o interesse em desistir do exame, caso não queiram ser avaliados nessa edição. Outro ponto apresentado foi o tipo de sistema que o candidato precisa possuir para acessar a prova.

A mudança no padrão do certame, do formato presencial para o on-line, ocorreu em função da pandemia do coronavírus. Para atender às orientações nacionais e internacionais voltadas para o combate e para o controle da Covid-19, bem como para proteger os mais de 40 mil examinandos, o CFC precisou adotar a aplicação do exame a distância.

A vice-presidente Lucélia Lecheta explicou, durante o encontro virtual, como foi tomada a decisão. “Ainda no mês de março, vendo que não conseguiríamos aplicar o Exame de forma presencial, foi feita a suspensão do certame para aguardar novas orientações da Organização Mundial de Saúde, dos órgãos de saúde aqui do país, bem como alguma situação que tornasse possível a realização do Exame. Infelizmente, as coisas não andaram conforme gostaríamos e, desde logo, começamos a pensar em outro plano para que não deixássemos essas 40 mil pessoas que se inscreveram no Exame sem poder exercer a sua profissão”, pontuou.

A importância do Exame de Suficiência para o fortalecimento da profissão também foi destacada pela contadora Lucélia Lecheta. “Desde que o Exame foi estabelecido, por meio da Lei n.º 12.249/2010, nós, profissionais da contabilidade, entendemos o quão importante ele é para a valorização da nossa profissão e, por isso, o Conselho Federal sempre teve muito zelo, muito cuidado, com a realização do Exame em todas as edições que foram, até hoje, feitas presencialmente.”

Para acessar a live sobre o Exame de Suficiência, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.