CFC participa do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais  

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), nesta terça-feira, dia 9 de maio.

A iniciativa é de autoria do deputado federal Rogério Correia (PT/MG), que, durante abertura da solenidade, destacou que o objetivo da Frente é acompanhar e propor projetos de lei relacionados à temática no Congresso Nacional, como maneira de proteger e fortalecer a atuação dos conselhos profissionais em todo o país.

Na oportunidade, representaram o Sistema CFC/CRCs o conselheiro federal Adriano Marrocos e o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) Robson Santos Candido.

Conselheiros Adriano Marrocos e Robson Santos Candido.

A cerimônia contou com a participação de parlamentares; entre eles, a coordenadora da Frente e deputada federal, Maria Arraes (Solidariedade/PE); a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA); e os senadores da República Izalci Lucas Ferreira (PSDB/DF) e Laércio Oliveira (PP/SE).

Também compuseram a mesa a presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Maria Eduarda Lacerda; o presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar; o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger; a presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF), Andréa Cintra Lopes; o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CRMV), Francisco Cavalcanti de Almeida; o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Pedro Paulo Bicalho; e os representantes de 32 conselhos de classe.

Durante a cerimônia, o propositor da Frente destacou a dedicação do presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, à frente do Fórum dos Conselhos Federais de Profissão Regulamentada (Conselhão), do qual é coordenador.

Na ocasião, os parlamentares enfatizaram que os conselhos são os “guardiões da ética” e promovem a valorização profissional e ética, bem como a defesa da sociedade como um todo.

Para o conselheiro do CFC, o lançamento da Frente proporciona o diálogo entre os conselhos e o fortalecimento das profissões regulamentadas no Brasil, além de gerar segurança para a sociedade brasileira. “A Frente visa fortalecer a união dos conselhos de profissões regulamentadas no país e a interação com o Congresso Nacional”, pontuou Marrocos.

A cerimônia foi transmitida, ao vivo, no canal da TV Câmara no YouTube. Para assistir, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.