CFC participa do Fórum de Contabilidades Governamentais da América Latina 2025

Por Poliana Nunes
Comunicação CFC

Representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participaram, entre os dias 14 e 16 de outubro, do Fórum de Contabilidades Governamentais da América Latina (FOCAL) 2025, realizado em Santiago, no Chile. O evento reuniu delegações de 18 países da região para discutir o fortalecimento da contabilidade governamental como instrumento essencial para a transparência e a boa governança pública.

A delegação do CFC contou com a participação da vice-presidente de Controle Interno, Ana Luiza Pereira Lima, do coordenador adjunto da Câmara Técnica, Wellington do Carmo Cruz, do coordenador operacional do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP), Alex Fabiane, da membro do CPCASP, Patrícia Varela, e do coordenador técnico, Ricardo Carvalho. A delegação brasileira foi chefiada pelo contador Heriberto Henrique Vilela do Nascimento, subsecretário de contabilidade pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e representante oficial do Brasil no FOCAL.

A vice-presidente de Controle Interno do CFC, Ana Luiza Pereira Lima, explicou os ganhos que o FOCAL traz para a Contabilidade brasileira. “O FOCAL proporciona benefícios significativos ao Brasil e ao CFC, ao fomentar a integração regional e a padronização dos modelos contábeis, fortalecendo a comparabilidade das informações financeiras públicas na América Latina”, afirmou. Segundo a contadora, a presença da delegação do país no evento também gera frutos positivos para a sociedade, pois os conhecimentos adquiridos podem ser implementados nacionalmente. “A participação contribui para o aperfeiçoamento da governança e do controle social, ao viabilizar práticas que asseguram a proteção dos recursos públicos e ampliam a transparência fiscal”, contextualizou.

Durante o fórum, os participantes compartilharam experiências e boas práticas em gestão contábil no setor público, com destaque para as iniciativas que contribuem para a transparência fiscal e o fortalecimento da prestação de contas nos países latino-americanos.

No Fórum, Lima acompanhou discussões sobre as melhores práticas dos países da região e as tendências internacionais relacionadas à transparência e à boa governança pública. A contadora também pôde apresentar a representantes dos países participantes a realidade do Brasil e colaborar com aspectos técnicos. “Além da participação nas sessões temáticas, tive a oportunidade de integrar uma dinâmica de trabalho voltada à estratégia e ao plano de trabalho do International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), contribuindo com sugestões sobre os temas e normas que devem ser priorizados ou aprimorados nos próximos ciclos de desenvolvimento normativo internacional. Essa experiência possibilitou compartilhar a perspectiva brasileira e reforçar o alinhamento do CFC às iniciativas globais de padronização contábil”, informou.

A representante do CFC enumerou alguns resultados da participação da delegação do CFC no evento. “O fortalecimento da presença institucional do CFC no cenário latino-americano de contabilidade pública e a consolidação de parcerias estratégicas para cooperação técnica em temas de harmonização contábil e governança pública”, mencionou. Lima também citou a “troca de experiências sobre boas práticas na implementação das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS), com foco na transparência e na prestação de contas” como um dos reflexos positivos da participação brasileira no encontro.

O FOCAL é uma rede permanente, autônoma e sem fins lucrativos, que reúne especialistas e representantes de instituições públicas da região. O espaço tem como propósito promover o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de modelos contábeis profissionais e técnicos que fortaleçam a administração financeira pública.

Segundo os organizadores, o objetivo central do encontro é impulsionar o desenvolvimento e o fortalecimento da contabilidade pública como linguagem de transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, contribuindo para uma administração mais eficiente e confiável em toda a América Latina.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.