Por Sheylla Alves
Comunicação CFC
Nesta quarta-feira (8), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou da abertura do I Congresso Nacional de Contabilidade Municipal, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento acontece presencialmente nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em Brasília, e é direcionado para contadores, prefeitos, gestores municipais, secretários de finanças, tesoureiros, auditores, controladores e todos os profissionais que se envolvem na área de contabilidade municipal.
O conselheiro Adriano Marrocos, representou o presidente do CFC, Aécio Dantas, durante a cerimônia de abertura do encontro. Na oportunidade, ele destacou a contabilidade como aliada da gestão pública e parceira da sociedade. "Como ciência da informação, a atividade contábil exerce o duplo papel de prestar contas e de indicar caminhos para o crescimento e o desenvolvimento. É, por isso, que o CFC afirma que a nossa profissão contribui para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do país. O CFC está focado em ações que contribuam para o fortalecimento da classe contábil e do Brasil", enfatizou.
Marrocos mencionou parcerias que são firmadas entre o Conselho e entidades, como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em prol de um trabalho ainda mais preciso do profissional da contabilidade. A exemplo disso, citou a convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público aos padrões internacionais. O conselheiro ainda destacou o amplo trabalho que o CFC tem realizado no Congresso Nacional.
"O CFC tem lutado pelo país em diferentes cenários, entre eles destaco a instalação da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira e a nossa participação nas discussões sobre a Reforma Tributária na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, espaços de voz para a Contabilidade brasileira. Não posso deixar de mencionar a adesão do CFC ao Pacto Global e a criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade em 2022", apontou.
Por fim, ele parabenizou a organização do evento, especialmente, à CNM, que é uma forte aliada da contabilidade.
O congresso é uma excelente oportunidade para ampliar os conhecimentos em relação à contabilidade aplicada ao setor público no Brasil e no mundo, além de ser um local para ótimas trocas de conhecimento. Durante os três dias de evento os participantes podem acompanhar diversas palestras e debates sobre a importância da qualidade da informação contábil e fiscal, destacando a necessidade de registros precisos e confiáveis para uma gestão eficiente dos recursos públicos e abordará as principais temáticas do momento, a exemplo SIAFIC, SPED (EFDReinf, eSocial e DCTFWEB), CAPAG, Custos, Ranking da qualidade contábil e outras temáticas.
👉Saiba mais, clique aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.